07/01/2024 09h26
Foto: Lucas Moura - Secom - PMS
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), tornou público o edital de credenciamento para novos taxistas em Salvador. O documento oferece 500 vagas para aqueles que desejam prestar o serviço de forma regulamentada na cidade.
"A Semob percebeu a necessidade de oferecer um número maior de táxis aos usuários, principalmente por conta da crescente demanda de usuários para o serviço e por conta do longo período que a cidade de Salvador não realiza a concessão de novos alvarás", explica o secretário da Semob, Fabrizzio Muller. Atualmente existem cerca de 7 mil autorizações na capital baiana.
O processo de credenciamento seguirá diversas etapas. Na primeira fase, os candidatos terão até 60 dias para realizar a entrega da documentação. Posteriormente, será conduzida a análise documental, habilitação e classificação dos participantes. A lista final dos credenciados será divulgada no Diário Oficial do Município. A estimativa é que todo o procedimento seja finalizado até abril de 2024.
O edital estipula a concessão de 500 novas autorizações para o serviço de táxi em Salvador, sem a possibilidade de transferência. Cada candidato classificado receberá apenas uma autorização, com a permissão de cadastro de um único veículo vinculado a essa autorização.
A habilitação e classificação da pessoa autorizatária se dará utilizando oito critérios de pontuação estabelecidos no edital. Três deles se destacam por dar maior escore aos interessados, que são pessoas do gênero feminino, que apresentarem veículos 100% elétricos, e tempo de atividade da pessoa candidata como taxista, caso já tenha sido condutor(a) auxiliar.
Segundo o secretário de mobilidade, a Semob está estudando outros benefícios que incentivem os novos autorizatários a utilizarem veículos elétricos, como acesso prioritário em eventos realizados pela Prefeitura e pontos exclusivos para recarga dos táxis elétricos. "Além de trazer neste edital a valorização da força de trabalho feminina, incentivar a eletromobilidade contribui para que tenhamos cada vez mais uma cidade com o olhar voltado para a sustentabilidade", conclui Muller.