25/06/2020 09h17
Foto: Divulgação
A prefeitura de Salvador homologou e adjudicou o consórcio Engetec-PCE como vencedor da licitação para construção do Trecho 2 do BRT. O consórcio é formado pelas empresas Engetec Construções e Montagens SA e PCE Projetos Consultorias de Engenharia Ltda. O contrato da obra é de quase R$ 204 milhões e os recursos são do Ministério das Cidades.
A segunda etapa terá sete quilômetros de extensão, contemplando a construção de seis estações, sendo quatro na Avenida Vasco da Gama e outras duas na Avenida Juracy Magalhães Júnior, entre a Estação da Lapa e o Parque da Cidade.
Além disso, estão previstos seis quilômetros de ciclovia ao longo do trajeto, mais três elevados, sendo um na Rótula dos Barris, (fazendo a ligação com a Estação da Lapa), outro na Avenida Garibaldi (ligação com a Avenida Lucaia) e o terceiro nas imediações do Vale das Pedrinhas. A parada na Estação da Lapa será adaptada para o BRT na estação superior do terminal, e também integrará com o metrô e as linhas de ônibus convencionais, segundo a Prefeitura.
O valor máximo que constava no edital para a realização da obra é de R$ 311 milhões, montante que, como aconteceu no primeiro trecho, caiu significativamente após deságio, conforme informado pela administração municipal.
“No primeiro trecho do BRT, que já está com obras avançadas, entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, o montante máximo era de R$ 377 milhões, mas no final o valor ficou em R$ 212 milhões”, disse o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis. Os recursos são provenientes do Orçamento Geral da União (OGU) e financiamento junto à Caixa Econômica Federal.
Trajeto e integração
O trajeto do BRT vai ligar a Lapa à estação metroviária na região do Shopping da Bahia passando pela Vasco da Gama e Juracy Magalhães, onde se unirá ao primeiro trecho que está em obras, na Avenida ACM, na altura do Parque da Cidade. Desta forma, o percurso é totalmente diferente do que é feito pelo metrô, que passa pela Avenida Mario Leal Ferreira.
“O BRT, o metrô e os ônibus convencionais serão complementares e atuarão de forma integrada, inclusive com a cobrança da mesma tarifa”, garantiu Bruno Reis.
Somando os dois trechos, os corredores exclusivos do novo modal, que também terá pistas expressas para automóveis e ciclovia, possuem 10 quilômetros de extensão.
“Os veículos do BRT terão capacidade para transportar 31 mil passageiros por dia e redução do tempo de até 42% em relação ao ônibus comum. Será um avanço histórico na mobilidade e no transporte público da cidade, beneficiando inúmeros bairros no entorno dos corredores”, afirmou o secretário de Mobilidade, Fábio Mota.
Na Avenida Vasco da Gama, uma das mais movimentadas da capital baiana, as intervenções da segunda etapa preveem o aproveitamento das vias de ônibus convencionais já existentes ao longo da via, adaptando-a para uso do BRT.
Nos demais trechos serão implantadas novas vias exclusivas e segregadas para o novo modal e as intervenções também contarão com obras de macrodrenagem, urbanização e paisagismo ao longo do corredor de transporte, segundo a Prefeitura.
Os veículos do sistema BRT serão do tipo ônibus articulados, com capacidade para 170 passageiros cada, portas largas e comprimento máximo de 23 metros, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h. A previsão é de que o trecho entre o Iguatemi e a Lapa seja feito em 16 minutos.
Fonte: Diário do Transporte