Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Prefeitura remove 15 mil veículos e sucatas das ruas de Salvador

As ações buscam melhorar a mobilidade, a limpeza urbana e a saúde pública

17/08/2025 10h06

 Foto: Bruno Concha - Secom PMS

A operação “Cidade Dez, Sucata Zero”, coordenada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), completa 12 anos em outubro deste ano. Ao longo desse período, quase 15 mil veículos inservíveis e sucatas foram recolhidos das ruas de Salvador, numa iniciativa que não se restringe apenas à remoção de carros abandonados, mas também a outros tipos de materiais que possam estar em vias públicas, como barcos, geladeiras e outros objetos.

As ações, que buscam melhorar a mobilidade, a limpeza urbana e a saúde pública, também contam com parceria da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvaldor).

Desde o início deste ano, 377 notificações foram emitidas e 355 carcaças foram removidas. O secretário da Semop, Décio Martins, destaca a relevância da operação para a cidade ao longo de mais de uma década.

“É cuidar, zelar. São ações diárias de retirada de barcos e veículos abandonados, que podem acumular animais peçonhentos e possibilitar até o esconderijo de eventuais criminosos. Isso já foi percebido algumas vezes. Então, a gente cuida da estética da cidade. Essa é uma ação rotineira aqui da Semop, visando manter o ordenamento da nossa capital”, pontua o titular da pasta.

As vistorias acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As ações contam com suporte de caminhão munck, guincho e, se houver necessidade, a presença de agentes da Guarda Civil Municipal.

Como denunciar

O planejamento da operação funciona através de denúncias da população, que pode solicitar a remoção de sucatas através do telefone 156. Antes da apreensão, o proprietário do veículo ou material abandonado é notificado, para que faça a remoção no prazo de até 72 horas. Em casos urgentes, a retirada pode ser imediata.

As sucatas recolhidas são encaminhadas para o Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin.

Os proprietários podem fazer a retirada mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo ou do bem. O prazo para reivindicação do pertence é de 60 dias, com pagamento de multa. Quando não retirado, o bem é leiloado.