08/08/2022 07h02
Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil
Os presentes mais procurados para o Dia dos Pais carregam uma alta carga tributária. No caso dos perfumes, vinhos e relógios, por exemplo, os impostos passam de 50% do valor final.
Quem comprar um perfume importado de R$ 170 vai desembolsar cerca de R$ 134,30, ou seja, 79% só de tributos. No caso do vinho importado os impostos chegam a 69,73%, perfume nacional a 69,13%, vodca e whisky, ambos com 67,03%.
“Nos produtos importados, além da tributação normal (IPI, ICMS, PIS/COFINS) é acrescentado o imposto de importação. E a alta do dólar tem pressionado também o preço desses produtos”, esclarece o advogado tributarista Samir Nemer, que realizou o levantamento para a data de 2022.
Os equipamentos eletrônicos, que também costumam ser muito comprados para a data, também apresentaram tributos entre 30 e 60%: iPad importado (59,32%), TV (44,94%), telefone celular (39,8%), iPad nacional (37,79%) e microcomputador (33,62%).
Os filhos que querer fugir do presente e apostar em um momento em família no próximo dia 14 de agosto também vão sentir os tributos, mas em menor quantidade. Os presentes com menores tributações são aqueles ligados à alimentação, entretenimento e cultura, como refeição em restaurante (32,31%), ingresso para jogo de futebol e cinema (20,85%). O advogado tributarista explica que as taxas são menores porque não há incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O consumidor não tem como escapar dessa carga de tributos, mas Samir orienta que mesmo assim é necessário pedir sempre a nota fiscal com a discriminação do tributo. Além disso, com a nota é possível resguardar os direitos do consumidor e se necessário exigir do fornecedor o cumprimento de prazo de entrega, troca e de garantia do produto.
“O conhecimento do quanto se paga de imposto pode fortalecer a cobrança do contribuinte por serviços melhores e mais eficientes” disse Samir.
Fonte: CNN