22/06/2024 09h45
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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na sexta-feira (21), a renovação do contrato de delegação do Porto do Itaqui, no Maranhão, o principal terminal marítimo do corredor Centro-Norte do país, pelo período de mais 25 anos.
A portaria assinada viabiliza a renovação do Convênio de Delegação nº 16, de 30 de novembro de 2000, que mantém a concessão da administração do Porto do Itaqui ao estado do Maranhão. O atual contrato está previsto para vencer em 2026, mas devido os múltiplos resultados positivos do Itaqui, que é um dos mais importantes portos públicos do Brasil, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a assinatura da portaria, possibilitando a antecipação da renovação.
Expansão do Berço 98
Durante a cerimônia, foi assinada também a ordem de serviço para a expansão do Berço 98 (área especializada em granéis sólidos vegetais). Segundo o governo, a expansão vai representar um incremento de oito milhões de toneladas por ano na capacidade do porto, permitindo atender mais de 106 navios por ano.
Responsáveis por conectar o transporte marítimo com as redes terrestres de distribuição, os berços, que são onde os navios atracam, cumprem uma função essencial nas operações de carga e descarga de mercadorias. Atualmente, o Porto do Itaqui possui nove berços de atracação, inclusive os dois berços públicos mais produtivos do Brasil. Ambos contribuem para que o Porto seja o primeiro do Arco Norte e o primeiro da região Norte/Nordeste em movimentação de cargas.
De acordo com o diretor de Operações do Porto do Itaqui, Hibernon Marinho, “o novo berço se faz necessário pela crescente expansão das movimentações do Porto. Sua construção fortalecerá ainda mais as potencialidades do Complexo Portuário Maranhense ao ampliar a capacidade de exportação”, destacou o diretor.
Com investimento de R$ 289.000.000,00, o novo berço terá profundidade de atracação de até 18 metros e dimensão de 320m × 40m. Por ano, serão 110 navios atracados a mais em relação ao atual cenário; além de 8,5 milhões de toneladas a mais exportadas anualmente, gerando um incremento de cerca de 17% a mais na receita anual do Porto.
A previsão é de que a obra, voltada para cargas de granel sólido vegetal, seja entregue em setembro de 2026.
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Recordes em movimentação
A cada ano, o Porto do Itaqui bate mais recordes em movimentação de cargas. O ano de 2023 registrou a maior movimentação histórica de cargas gerais, com 36,4 milhões de toneladas. Em seu último marco histórico, o Porto registrou o maior volume mensal de exportação de soja de todos os tempos. Só em maio de 2024, foram movimentadas 2.151.821 toneladas, superando o recorde anterior de 2.017.627, estabelecido em junho de 2023. Essa soma representa 92,2% da movimentação de granel sólido mecanizado no mês e 82,8% no acumulado do ano.
Para o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Gilberto Lins, "os bons resultados são reflexos da dedicação de cada colaborador que constrói o Porto diariamente, além do árduo trabalho dos produtores rurais, dos parceiros logísticos e do governador Carlos Brandão, que acredita muito no porto do desenvolvimento. Nosso compromisso é continuar contribuindo para o crescimento do Maranhão e de todo o Brasil”, finalizou.