22/09/2020 08h10
Foto: Divulgação
A primavera de 2020 no Hemisfério Sul começa, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 10h31 (horário de Brasília) desta terça-feira (22). Ela termina em 21 de dezembro às 07h02.
A previsão para a primeira semana da estação é de chuva na maior parte do país, exceto na região Nordeste. No Centro-Oeste, o tempo chuvoso deve ajudar a apagar os incêndios no Pantanal, que já alcançam altas históricas. No Sudeste, entre Minas Gerais e o norte do Rio de Janeiro, a previsão é de chuva mais pesada.
Centro-Oeste
A previsão para o Centro-Oeste aponta para uma irregularidade das chuvas para o próximo trimestre. Devem permanecer acima da média sobre a parte central e norte de Mato Grosso, norte de Goiás e centro de Mato Grosso do Sul, principalmente em novembro. Nas demais áreas, as chuvas devem permanecer próximas à média ou ligeiramente abaixo.
As temperaturas devem ultrapassar a média ao longo da estação, com exceção de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, onde poderão ficar ligeiramente abaixo da média.
Norte
A previsão climática para outubro, novembro e dezembro indica um predomínio de áreas com probabilidade de chuvas acima do normal, exceto sobre a parte norte da região, sudeste do Pará e noroeste do Tocantins, onde existe uma tendência de chuva abaixo da média.
A temperatura do ar próximo à superfície deverá prevalecer acima da média, exceto na divisa entre Pará e Amazonas – onde as temperaturas devem ser mais amenas devido à persistência das chuvas.
Nordeste
A previsão para a primavera indica chuvas próximas à média ou acima em grande parte da região, com exceção de algumas localidades sobre o norte da Bahia e leste do Nordeste.
As temperaturas serão predominantemente elevadas nos estados do Maranhão e Piauí, porém, onde há a probabilidade de chuvas acima da média, os termômetros devem registrar temperaturas próximas ou levemente inferiores à média.
Sul
A previsão indica chuvas abaixo da média em praticamente toda a região, exceto no norte do Paraná, onde devem ser acima da média. As temperaturas serão próximas à média ou ligeiramente acima dela, mas as entradas de sistemas frontais ainda poderão provocar queda nas temperaturas, principalmente sobre o nordeste do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina.
Sudeste
A previsão é de chuvas acima da média em grande parte da região. No leste de São Paulo e centro de Minas Gerais, as probabilidades indicam o risco de chuvas abaixo da média. Com o retorno das chuvas mais regulares no mês de novembro, a previsão indica o predomínio de temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média.
Fonte: G1