Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Primeira moto aquática 100% elétrica do mundo chega ao Brasil

A Ventura passa a importar o Orca feito pela Taiga Motors no Canadá

17/02/2024 11h28

Foto: Divulgação

A Ventura Marine está anunciando um lançamento completamente inédito no Brasil: a primeira moto aquática 100% elétrica do mundo. Uma das principais e mais respeitadas fabricantes de barcos do Brasil, a empresa firmou um acordo de distribuição exclusiva com a canadense Taiga Motors Corporation, líder mundial na fabricação de veículos elétricos off-road. A parceria prevê que a Ventura seja representante oficial da Taiga em quatro países: Brasil, Argentina, Chile e Paraguai.

De acordo com Rodrigo Arrambide, diretor de Estratégia Comercial e Operações da Taiga, a Ventura foi escolhida por seu amplo conhecimento e experiência na distribuição e na manutenção de produtos marítimos premium.

“A Taiga continua expandindo estrategicamente seus negócios globais, e o Brasil, sendo um dos mercados marítimos de mais rápido crescimento na América do Sul, faz todo o sentido”, disse. “Essa expansão na América do Sul também nos permitirá compensar a sazonalidade da América do Norte e garantir ainda mais a nossa linha de motos aquáticas Orca como um negócio para o ano todo”.

A primeira ação efetiva do contrato é revolucionária e atende pelo sugestivo nome de Orca Performance, uma moto aquática totalmente impulsionada por eletricidade. Com mais de 40 anos de experiência e 90 concessionárias em todo o Brasil, a Ventura já está aceitando  pedidos de compra da Orca.

Para Carlos Motta, um dos proprietários da Ventura, a chegada da primeira moto aquática 100% elétrica do mundo no mercado brasileiro é um marco para o segmento de embarcações. “A Ventura vem expandindo rapidamente, e a adição desse modelo ao nosso portfólio consolida ainda mais nossa posição como líder na América do Sul, garantindo que continuemos a oferecer produtos inovadores às nossas concessionárias e clientes”, destaca.

“Estamos entusiasmados por oferecer aos nossos clientes uma maneira mais sustentável de recreação aquática, com um produto que traz a nulidade de emissões de poluentes como uma de suas principais virtudes, mas não a única: a Orca é extremamente rápida e dinamicamente privilegiada na dirigibilidade. Aposto que vai rapidamente conquistar muitos fãs”, acrescenta André Motta, coproprietário da Ventura.

Orca Performance

Selecionada como uma das Melhores Invenções de 2022 pela Time Magazine e vencedora do prêmio Fast Company 2022 World Changing Ideas Award e do prêmio 2022 Best of What’s New Award da Popular Science, a Taiga assume a missão de redefinir os esportes motorizados e o setor náutico, tornando-os mais sustentáveis, acessíveis e emocionantes do que nunca. A Orca possui um design inovador, onde se destacam as linhas fluidas e hidrodinamicamente privilegiadas para performance.

Equipada com a Unidade de Tração integrada com motor-inversor de sexta geração da Taiga, o Orca Performance oferece até 120 kW de potência de pico e 170 Nm de torque, o que equivale à força máxima de modelos a combustão de 230 hp. Essa receita resulta em uma velocidade máxima de 100 km/h, além de arrancadas vigorosas que são favorecidas pelo torque máximo já disponível a partir do momento em que a moto é ligada.

O casco moldado com precisão proporciona uma condução divertida e um cruzeiro eficiente em condições variadas. Juntamente com um baixo centro de gravidade da bateria, que é posicionada abaixo da linha d’água, garante estabilidade inigualável durante manobras em alta velocidade.

A bateria de íon de lítio selada foi otimizada para fornecer com segurança a potência máxima ao longo de sua vida útil, sob altas vibrações e ambientes de água salgada, fornecendo energia para até duas horas de pilotagem. Utilizando sistemas de carregamento automotivo padrão, o Orca Performance pode ser facilmente carregado com o conector AC móvel incluso durante a noite em qualquer tomada, com sistema de carregamento Tipo 2, em 3h30. Outra opção para o cliente é adquirir o carregador rápido em corrente DC para 80% de carga em menos de 40 minutos.