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Transporte Aéreo

Primeiro dirigível produzido no Brasil é certificado pela Anac

Dirigível ADB-3-3 da fabricante Airship é projetado para transportar seis ocupantes ou 1.000 kg de carga

27/12/2022 10h05

Foto: Divulgação 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu o Certificado de Tipo para o dirigível ADB-3-3 da fabricante Airship do Brasil. O processo de homologação do aeróstato estava em curso desde 2018 e contou com a participação de diversos profissionais da Anac, entre técnicos, engenheiros de diversas especialidades e pilotos.

O ADB-3-3 é o primeiro dirigível de envelope não rígido (também conhecidos como “Blimp”) produzido no Brasil. A aeronave, no entanto, não é totalmente original. O aparelho fabricado pela Airship é uma versão modernizada do modelo norte-americano 138S da US-LTA Corporation, cujo projeto foi adquirido pela empresa brasileira em 2018.

Segundo dados da Anac, o ADB-3-3 opera com um motor e seu envelope inflável mede 3.908 m³. A cabine da aeronave comporta até seis ocupantes. No site da Airship, que não é atualizado desde 2019, consta que o aparelho comporta uma carga útil de 1.000 kg e alcança até 85 km/h. O protótipo do dirigível fez seu voo inaugural em 24 de julho de 2017.

O ADB-3-3 é proposto com diversas aplicaçõe, tais como treinamento de pilotos de dirigíveis, transporte de passageiros e pequenas cargas, voos de reconhecimento, propagandas, entre outras. O aparelho também pode ser equipado com variados equipamentos, como câmeras de vídeo, radares e holofotes.

Com o modelo da Airship certificado pela Anac, o Brasil entrou para o seleto grupo de países construtores de dirigíveis tripulados. Outras nações que detém o ciclo completo para construir esse tipo de aeronave são os Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido e China.

Empresa pioneira no Brasil

Formada em 2005 em São Carlos (SP), a Airship do Brasil iniciou suas atividades com projetos de dirigíveis não tripulados radiocontrolados, os modelos ADB-1 e ABD-2. A empresa também já desenvolveu balões cativos de vigilância.

Além do desenvolvimento do ABD-3-3, primeiro modelo tripulado projetado pela companhia, a Airship também trabalha no desenvolvimento do ADB-3-30, um dirigível cargueiro com capacidade para até 30 toneladas.