17/11/2023 10h37
Foto: Qair - Divulgação
O Ceará tem seu primeiro gerador de Hidrogênio Verde ligado nesta sexta-feira (17), em Fortaleza. O equipamento será acionado em evento promovido pela Qair, com participação do governador Elmano de Freitas.
O equipamento será utilizado para gerar energia do espaço da exposição da Qair, no Marina Park Hotel. No mesmo evento estará exposta a embarcação Energy Observer, que ficará atracada na Capital até o próximo dia 24, mas não terá visitação aberta ao público.
O presidente da Qair, Louis Blanchard, ressaltou a importância do Brasil no processo de descarbonização do mundo. "O Energy Observer aqui é uma prova de que é possível fazer a mobilidade com energia renovável, com transporte marítimo e aéreo", destacou.
Cerca de 6 milhões de euros foram utilizados durante o processo de idealização do estudo e adaptação. O francês Victorien Erussad, idealizador do Energy Observer, agradeceu o convite de atracar por duas semanas no Brasil, em Fortaleza.
Foto: Qair - Divulgação
O barco Energy Observer foi o primeiro construído no mundo pela França há sete anos, com o propósito de desenvolver tecnologias de sustentabilidade e promover o uso de hidrogênio verde.
"Nossa luta é contra a predominância dos combustíveis fósseis, e as energias sustentáveis não são apenas um ideal, mas uma realidade concreta", destacou.
O evento desta sexta conta com o apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, além da empresa cearense CSI e de outras empresas patrocinadores do Projeto Energy Observer, como a Air Liquide, Toyota e Grupo Accor.