Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Problemas nas entregas desafiam crescimento do e-commerce

Apesar do aumento nas compras online, 67% dos consumidores relataram falhas na entrega, mostra estudo da Descartes

21/05/2025 08h21

Foto: Divulgação

Apesar do crescimento nas compras online, dois em cada três consumidores relataram problemas com entregas. É o que aponta o terceiro estudo anual da Descartes Systems Group, realizado em parceria com a Sapio Research, com 8 mil consumidores na Europa e América do Norte.

O levantamento mostra que 39% dos entrevistados compraram mais pela internet em 2024 do que em 2023, e 57% passaram a adquirir produtos em novas categorias. Mesmo com esse avanço, 67% enfrentaram falhas na entrega, o que tem impacto direto na decisão de compra: 21% dizem que experiências negativas desestimulam novas aquisições, 20% citam a falta de confiabilidade, e 17% se mostram insatisfeitos com o processo.

Entre os consumidores que tiveram problemas, 63% tomaram alguma ação que afetou negativamente os varejistas ou operadores logísticos. Segundo Chris Jones, vice-presidente executivo da Descartes, ainda há um alto nível de insatisfação, apesar de melhorias pontuais. Ele defende o uso de boas práticas e soluções tecnológicas já disponíveis no mercado para tornar as entregas mais eficientes.

A pesquisa analisou o comportamento de compra online nos três primeiros meses de 2024, avaliando volume de compras, categorias de produtos, frequência, preferências e impacto das falhas logísticas, com recortes por perfil demográfico.