27/12/2020 10h49
Foto: Divulgação
Após dois anos de uma parceria inédita, entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Prefeitura de Camaçari, 37 empresas do município foram beneficiadas com ações do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF). Executado pela entidade do Sistema FIEB, o projeto tem como objetivo capacitar quem oferta produtos e serviços para a indústria, aumentando sua competitividade.
Contratado pela administração municipal, em 2018, o PQF realizou mais de 400 horas de consultorias e treinamentos nas áreas de Planejamento Estratégico, Finanças e Custos, Marketing e Vendas, Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Saúde e Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social Empresarial. As capacitações ampliaram as competências das empresas participantes, possibilitando novos horizontes nos negócios.
“Tivemos uma evolução muito grande, fomos entendendo melhor a dinâmica dos processos e agora estamos buscando outras qualificações”, conta Roseli Rodrigues, analista administrativa da G-Team, empresa fornecedora de facilities certificada na categoria Topázio pelo Programa.
Esta é a primeira vez que o PQF do IEL Bahia é contratado um ente público, que custeou boa parte do programa. “Apesar do município concentrar grandes operações, principalmente em função do Polo, tínhamos poucos fornecedores locais qualificados. O PQF foi um investimento da gestão municipal num vetor de desenvolvimento”, explica o coordenador de Atração de investimentos e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Frederico Souza.
De acordo com o superintendente do IEL-BA, Evandro Mazo, o município tem realizado diversas ações para desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios, de modo a contribuir com a atração de novos investimentos e melhoria da competitividade das empresas locais. “O PQF foi mais uma ação com objetivo de qualificar e aproximar micro e pequenas empresas locais de compradores instalados na região."
Melhor para investimentos
Escolhida pela consultoria Urban System como melhor cidade no país para investimentos na indústria, Camaçari, a 37 quilômetros de Salvador, responde por 30% das exportações da Bahia e 22% do PIB da indústria de transformação do estado. O ranking leva em consideração dez indicadores, entre os quais o índice de crescimento das empresas e a infraestrutura de transportes.
Fonte: Exame