26/03/2021 17h44
Foto: Divulgação
O número de catadores de materiais recicláveis no Brasil é estimado entre 800 mil e 1 milhão. Apesar do grande número, esses profissionais são heróis invisíveis porque mesmo em meio a esse momento crítico de pandemia eles não têm a opção de parar de trabalhar e, na maioria das vezes, em condições nada favoráveis. Mesmo assim, são responsáveis pela coleta de 90% de tudo que o país recicla.
O movimento Pimp My Carroça é a organização criadora do projeto. Com o nome Carroças do Futuro, o projeto surgiu pensando na saúde e melhora nas condições de trabalho e renda dos catadores, pois todos os dias esses profissionais chegam a carregar mais de 500 kg de materiais de uma só vez em suas carroças.
O Carroças do Futuro foi criado em 2019 com objetivo de desenvolver carroças e triciclos elétricos de baixo custo, não poluentes e com potencial de escalabilidade. Teve parceria do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). O desenvolvimento e teste de um protótipo da carroça elétrica já foi concluído. Agora, em 2021, o projeto está em busca de novos parceiros e financiadores para continuidade e ampliação.