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Artigo

Pudo: uma tendência na logística do e-commerce

Luciano Furtado C. Francisco

03/05/2023 06h04

Foto: Divulgação 

Com o crescimento do comércio eletrônico, a logística de operações tornou-se um desafio ainda maior para os lojistas online. Isso porque, com o aumento das vendas pela internet, a entrega dos produtos se tornou uma das principais preocupações das empresas. Nesse contexto, o Pudo (Pick-up and Drop-off) surge como uma solução eficiente para otimizar a logística de operações, tornando o processo mais ágil e econômico. Além de reduzir as taxas de insucesso nas entregas, o Pudo vem ao encontro do consumidor mais moderno, cada vez mais omnichannel (estratégia de venda e atendimento que integra os canais físicos e digitais da empresa, proporcionando melhor experiência ao cliente). Segundo a pesquisa Last Mile 2020: Before and after covid-19 (“Última Milha 2020: antes de depois da Covid-19”), da empresa Squarespace, o Sistema Pudo tem índices próximos de 100% de sucesso nas entregas. 

Mas o que é o Pudo? Trata-se de um conceito simples, vamos entender.  

O Pudo se refere a uma rede de pontos de coleta e entrega de produtos, localizados em lugares estratégicos, como estações de metrô, shoppings, lojas e até na rua. O sistema funciona da seguinte forma: no momento da finalização da compra online, o cliente escolhe um local Pudo – que pode ser em vários formatos: uma loja da empresa, loja parceira, quiosque, armário (com abertura por senha) ou qualquer outro local físico - durante o processo de compra e a entrega é feita neste local. O comprador receberá um aviso por e-mail ou mensagem de texto quando o produto chegar ao local Pudo. A partir daí, o cliente pode retirar a encomenda no local. O sistema Pudo é vantajoso tanto para o vendedor quanto para o comprador. 

Para o e-commerce, a adoção do Pudo representa redução de custos com logística, diminuição do tempo de entrega, melhor controle do estoque, ampliação da rede de entregas e maior eficiência no atendimento ao cliente. No quesito sustentabilidade, as vantagens são evidentes, com a otimização do last mile (“última milha”, que significa o último trecho do transporte do bem, até o destinatário final) e menor consumo de combustível e tráfego nos centros urbanos e rodovias. Além disso, o Pudo permite uma maior abrangência geográfica, atingindo locais distantes onde o envio direto pode ser inviável ou muito caro. No final, contribui para aumentar vendas. 

Para o comprador, a utilização de pontos de coleta e entrega representa facilidade, flexibilidade e agilidade no recebimento dos produtos. E, claro, fretes mais baratos e maior opções de frete grátis. Não é necessário ficar em casa esperando a entrega, e pode-se retirar a encomenda no local mais conveniente, de acordo com a rotina. É importante ressaltar que, no caso de devolução, o processo também é simplificado com a utilização do Pudo, pois basta ao cliente fazer a devolução em um desses locais. Tudo isso aumenta a satisfação do consumidor e por consequência reduz o índice de reclamação. 

Dados da International Post Corporation (IPC) (2021) revelam que existem hoje cerca de 190 mil Pudos na Europa, um sistema que vem crescendo enormemente. Segundo a IPC, cerca de 35% das compras online na Austrália são entregues em Pudos. Na França essa taxa e de 36% e maior ainda, na Noruega com 63%. 

A Pudo Inc. – empresa que presta serviços de Pudo na América do Norte – fez um levantamento (2020) no qual, se somente 1% das entregas de lojas virtuais usassem esse modelo, a economia global das empresas com transporte chegaria a US$ 845 milhões por ano, aproximadamente. 

Dados do mercado brasileiro indicam, cada vez, mais a adoção do Pudo no país. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência de mercado Mintel, de 2021, apontando que o mercado de pontos de coleta e entrega no Brasil deve crescer 64% em 2023, com a abertura de cerca de três mil novos pontos de retirada. O estudo também revela que, em 2019, 60% dos brasileiros que fizeram compras online já haviam utilizado um serviço de Pudo para receber suas encomendas. 

O Pudo é uma solução viável para empresas que buscam melhorar a logística de operações, no comércio eletrônico. A escolha de um ponto estratégico para a coleta e a entrega de produtos pode reduzir os custos logísticos e melhorar a experiência do cliente - fatores essenciais para a competitividade. E com a crescente demanda dos consumidores, é provável que o Pudo se torne cada vez mais popular. Os lojistas, clientes e o meio ambiente agradecem. 

Luciano Furtado C. Francisco - analista de sistemas, administrador e especialista em plataformas de e-commerce. É professor do Centro Universitário Internacional – Uninter, onde é tutor no curso de Gestão do E-Commerce e Sistemas Logísticos e no curso de Logística. 

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