Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Queimadas destruíram 40% do Pantanal no Mato Grosso

O bioma mais atingido no Mato Grosso foi a Amazônia, que teve afetados 3,2 milhões de hectares

06/01/2021 07h33

Foto: Secom - MT

Estudo desenvolvido pela ONG Instituto Centro de Vida apontou que 30% do Pantanal foi queimado entre o início de 2020 e 16 de novembro do mesmo ano. Se considerado o bioma apenas no território mato-grossense, o número sobe para 40%.

Foram mais de 2,1 milhões de hectares de Pantanal atingidos pelas chamas no ano passado. No entanto, o bioma mais atingido no Mato Grosso foi a Amazônia, que teve afetados 3,2 milhões de hectares.

O fogo se concentrou em áreas de floresta e recém-desmatadas (55%), mas 39% das queimadas ocorreram em áreas de pastagens e savanas. O levantamento da ONG indica ainda que 3,96 milhões dos hectares queimados no Mato Grosso ocorreram em propriedades particulares e, por estarem registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), os donos podem ser identificados.

O maior volume de queimadas ocorreu também em áreas não cadastradas e em terras indígenas. Juntando o Cerrado a ambos os biomas, o total queimado alcança 8,5 milhões de hectares. A área é 50 vezes maior que a cidade de São Paulo.

O estudo levou em consideração dados da Nasa sobre queimadas no estado do Mato Grosso entre janeiro e 16 de novembro. A data que finaliza o período de análise é a mesma na qual se encerrou a proibição de usar fogo no Brasil.

Fonte: Folha de S. Paulo