Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Raízen inicia operações no Porto do Itaqui

O terminal tem capacidade para movimentar 1,5 bilhão de litros de combustíveis por ano

23/07/2020 11h08

Foto: Divulgação

A empresa Raízen, uma das três maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil, começou a operar um novo terminal de distribuição de combustíveis no Porto do Itaqui, em São Luís. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) viabilizaram a cessão da área e a conexão do novo terminal aos berços do Porto.

Para o governador Flávio Dino, a combinação de investimentos públicos e privados é decisiva para estimular a geração de empregos no Maranhão.

“O nosso Estado luta muito para conseguir concretizar os seus projetos de desenvolvimento. Temos feito um governo ajustado a esses objetivos, com metas claras, com eficiência, com probidade e seriedade no gasto do dinheiro público. Porém, sabemos que além dos investimentos públicos é decisiva a existência de uma forte parceria com o setor privado”, frisou Flávio Dino.

Com capacidade para movimentar 1,5 bilhão de litros de combustíveis por ano, a expectativa é que o novo terminal amplie a importação de diesel e a distribuição de produtos para o Norte e o Nordeste, consolidando o Porto do Itaqui como um dos maiores centros de distribuição de combustíveis do país.

O novo terminal também deve garantir menor custo no transporte de etanol e biodiesel e maior oferta de combustíveis na área de influência do Porto.

O presidente da Emap, Ted Lago, avalia que a instalação do novo terminal demonstra a importância do Porto do Itaqui para atração de novos investimentos.

“O Porto do Itaqui se consolida como hub de combustíveis para todo o Corredor Centro-Norte. Sua localização privilegiada, profundidade, multimodalidade, gestão por resultados e governança vêm atraindo investimentos importantes para o nosso estado. Esse importante investimento chega em um momento de pandemia e crise mundial, onde todos estamos empenhados na retomada econômica, geração de emprego e renda”, disse Ted Lago.

Somente durante sua construção, o terminal da Raízen foi responsável pela geração de quase 1.000 empregos diretos e 500 indiretos, com contratação prioritária de materiais e serviços locais.