Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Ram apresenta crescimento de 336% no semestre no Brasil

O Brasil é o local onde a marca mais cresce em vendas mundialmente para a Stellantis (dona da marca)

25/07/2023 16h08

Foto: Divulgação

Ram, que atingiu um crescimento de 83% de vendas no mercado brasileiro em 2022 ao chegar em 5.056 veículos emplacados, conseguiu bater esse patamar até metade de 2023. Para se ter uma ideia, o Brasil é o local onde a marca mais cresce em vendas mundialmente para a Stellantis (dona da marca).

Em relação aos primeiros seis meses do ano passado, a marca obteve alta de 336% em vendas (1.062 x 4633 unidades). Vale destacar que, até o início do ano, o portfólio era composto apenas de modelos importados de médio e grande porte: Classic, 1500 Rebel, 1500 Limited, 2500 e 3500 – para esta última, os valores chegam a R$ 534.990, na versão topo Limited Longhorn.

A campeã de vendas (e mais cara) é a 3500, que acumulou 2.164 registros no semestre – número que se equipara ao total de 2022, de 2.201 emplacamentos.

Para Larissa Barreto, gerente de vendas da Ram, isso passa pelo impulsionamento do segmento agro no cenário brasileiro. “O agro puxa o seu segmento ao redor. Então, cada vez que temos um crescimento no mercado agrícola, temos também um crescimento das picapes de usabilidade máxima e premium. As picapes grandes nem cabem nos centros urbanos, não há vagas para elas no estacionamento, muito menos no trânsito”

Concorrência no retrovisor

O fato é que marcas como a Ford e Chevrolet, que apostavam em modelos pequenos até médio porte, viram uma oportunidade para colocar os seus modelos grandes aqui em nosso território.

A F-150 (Ford), que pode rivalizar diretamente com a 1500, desembarcou no início do ano. Até o final de 2023 deve chegar também a Silverado (Chevrolet), para esquentar ainda mais o mercado.

Ram nacional

Se os concorrentes estão trazendo picapes maiores, a Ram (cheia de modelos grandes) fez o movimento inverso e lançou a picape médio-compacta Rampage – 7 cm maior que a Fiat Toro, para citar. Trata-se da primeira Ram desenvolvida e produzida no Brasil, na planta da Stellantis em Goiana (PE). Ela contabiliza 5 mil pedidos, desde o início da pré-venda, em 22 de junho. Uma picape de entrada da marca e que parte de R$ 239.990.

“Ela nos permite uma volumetria muito maior do que as importadas e um tempo de entrega muito menor. Fizemos uma pré-venda e conseguiremos entregar esses carros em outubro”

Público da Ram

Basicamente, a marca tem dois perfis bem delineados para a sua gama, sendo um mais jovem e outro mais velho, ambos mais ligados ao agro e com alto poder aquisitivo.

“Nós temos um perfil jovem, no qual acreditamos que a Rampage pode ser uma porta de entrada, ou seja, um novo agricultor, agrobusiness, que está iniciando no mercado, mas com menos utilização dentro das fazendas”

O outro seria uma pessoa acima de 40 anos. Além de empresários, eles estão no ramo de utilizações rurais, em locais que a distância e as rodovias necessitam de um veículo alto e de uma caçamba e reboque que suporte suas atividades, além de ser confortável e com requinte, que mostre status.