Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Real é quarta moeda que mais perdeu valor em outubro

Moeda brasileira tem sido bastante pressionada por causa das incertezas com as contas públicas

23/10/2021 13h33

Foto: Divulgação 

O real é a quarta moeda que mais perdeu valor em relação ao dólar no mês de outubro, mostra um levantamento realizado pelo economista Alex Agostini, da Austin Rating.

O ranking usa a cotação do dólar PTax (taxa calculada pelo Banco Central) e leva em consideração a variação de 120 moedas até a sexta-feira (22).

Desde o início do mês, a moeda brasileira acumula desvalorização de 3,9% em relação ao dólar. Só fica atrás das moedas de Sudão do Sul, Ilhas Seychelles e Turquia. 

A moeda brasileira tem sido bastante pressionada por causa das incertezas com as contas públicas do país diante das manobras do governo para furar o teto de gastos. O governo busca mais recursos no orçamento para criar o Auxílio Brasil, novo programa social da gestão Bolsonaro.

A proposta de furar o teto para bancar o programa social repercutiu negativamente no mercado, elevando os temores de piora do quadro fiscal e de descontrole dos gastos públicos para financiar medidas vistas como populistas.

No acumulado do ano, o real ocupa o posto de 14ª moeda que mais perdeu valor, segundo o levantamento da Austin Rating, com uma desvalorização de 9% em relação ao dólar.

Fonte: G1