Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Região Norte ganha nova base de distribuição de combustíveis

Estrutura tem capacidade para 300 milhões de litros de combustíveis por ano e possui tancagem total de 21.250 m³

22/10/2021 14h19

Foto: Divulgação

Um pool de empresas, composto pela Raízen, Ipiranga e Vibra, desenvolveu mais uma base de distribuição de combustíveis na Região Norte do país. A estrutura operacional desenvolvida pelo pool está localizada na cidade de Miritituba (PA), atendendo, principalmente, o crescimento da demanda por diesel do setor agrícola das regiões Norte e Centro-Oeste, impulsionada pela maior produção de soja e milho.

Com o investimento de aproximadamente R$ 115 milhões divididos igualmente pelos participantes, a nova base, construída e administrada pela Raízen, tem capacidade para movimentar 300 milhões de litros de combustíveis por ano e possui tancagem total de 21.250 m³ de combustível. São, ao todo, nove tanques para armazenagem de gasolina A, etanol hidratado, etanol anidro, biodiesel, óleo diesel marítimo, diesel S10 e diesel S500.

O novo HUB dos Terminais Portuários de Santarém e Belém interligará, via bacia dos Rios Amazonas e Tapajós, os polos de distribuição com os mercados do sul do Pará e do norte do Mato Grosso, se interconectando com a cadeia logística existente no atendimento do chamado Arco Logístico Norte do transporte de grãos.

Segundo as empresas, a base ajudará a reduzir custos na cadeia produtiva agrícola e de transportes da região, garantindo a autonomia no suprimento de combustíveis, além de trazer benefícios para o Pará – como 140 empregos diretos e 250 indiretos gerados no período de obras, além de 30 postos de trabalho diretos ligados à operação e o estímulo à economia e aos negócios do entorno.