Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Registro de empresas transportadoras do Nordeste cresce 62,2%

Entre os destaques da região estão o estado do Bahia, com aumento de 66,2%

03/12/2021 15h18

Foto: Divulgação

A digitalização do setor de logística tem favorecido as micro e pequenas empresas. É o que mostra uma análise feita pela FreteBras, maior plataforma de transporte de cargas da América do Sul.

O estudo realizado a partir dos cadastros realizados em sua plataforma, de janeiro a setembro de 2021, aponta que o volume de micro e pequenas transportadoras do Nordeste aumentou em 62,2%, em comparação com o mesmo período de 2020.

Entre os destaques da região estão o estado do Bahia, que passou de 151 novas micro e pequenas transportadoras cadastradas em 2020, para 251 neste ano, um aumento de 66,2%.

Em Pernambuco, o crescimento nos cadastros foi de 13,6%, já que passou de 88 para 100 novas empresas registradas na plataforma da FreteBras. O maior aumento foi no Ceará, que chegou a 139,5%. Eram 38 empresas na plataforma em 2020 e passou para 91 novos registros neste ano.

Na questão de volume de fretes, a FreteBras identificou um aumento médio de 30% de janeiro a setembro de 2021, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Dentre as categorias analisadas, as que mais obtiveram aumento foram Microempresa (não MEI) e Empresa de pequeno porte (não optante pelo Simples Nacional) que cresceram 43% e 18%, respectivamente, no volume de fretes. Com quase 300 startups de logística no Brasil oferecendo soluções para uma gestão mais eficiente e segura do negócio, as micro e pequenas empresas conseguiram se adaptar melhor em função do seu tamanho e menor investimento em ativos imobilizados, como frotas próprias, além da maior facilidade de incluir a digitalização em seus processos de trabalho.

Os dados da FreteBras mostram que mais da metade (66%) dos novos cadastros de assinantes em sua plataforma, de janeiro a setembro deste ano, foram somente de micro empresas, sendo que o número de novas micro e pequenas transportadoras aumentou 45%neste período,

“Ao optarem pela contratação de caminhoneiros terceirizados (autônomos) para realizar seus fretes, as micro e pequenas conseguiram aproveitar uma série de vantagens, como, por exemplo, uma economia de 23% na contratação do frete, em comparação com a realização desse mesmo frete com frota própria. As facilidades de uma plataforma como a FreteBras auxiliam muito nessa questão. Para se ter uma ideia, a contratação de motoristas é feita em questão de minutos. As transportadoras que adotaram a terceirização digital dos fretes obtiveram crescimento de até 200% durante a pandemia”, Bruno Hacad, diretor de Operações da FreteBras.