Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Reino Unido proibirá acesso de navios russos a seus portos

Secretário de Transportes diz que setor marítimo tem que fazer sua parte na restrição à economia da Rússia

02/03/2022 11h40

Foto: Divulgação

O secretário de Transportes do Reino Unido, Grant Shapps, anunciou que proibirá o acesso de embarcações ligadas à Russia a portos britânicos.

“Dada a ação do presidente da Rússia, Vladimir Putin na Ucrânia, deixei claro que essas embarcações não são bem-vindas aqui com leis proibitivas a seguir”, disse Shapps em seu perfil no Twitter.

Ele escreveu uma carta pedindo a todos os portos britânicos que não deem acesso a “qualquer navio que os operadores dos portos tenham razão para crer que seja de propriedade de ou controlado, fretado ou operado por qualquer pessoa conectada com a Rússia”.

Mais sanções

Shapps afirmou que o setor marítimo é fundamental para o comércio internacional e tem que fazer a sua parte na restrição à economia russa.

O governo britânico se comprometeu, ainda, a apoiar os portos em seu território a identificar embarcações que se enquadrem na proibição de acesso.

“Outras sanções detalhadas contra navegação russa estão sendo desenvolvidas e outros detalhes serão compartilhados muito brevemente”, completou o secretário.

O banimento de navios russos de portos do Reino Unido soma-se a sanções sem precedentes pelo governo britânico, pelos Estados Unidos, pela União Europeia e por outros países à economia russa e ao próprio Putin.

Na segunda-feira (28), o Banco Central da Rússia elevou sua taxa básica de juros de 9,5% para 20% ao ano. Foi uma resposta aos impactos das sanções sobre a cotação do rublo russo, que, na abertura dos mercados asiáticos, caía 29,67% em relação à cotação no fechamento do último dia 25, para 119,50 rublos por dólar. 

Fonte: Poder360