Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Reiter Log investe em recursos ecologicamente responsáveis

Para minimizar os impactos de CO² a empresa gaúcha realizou a compra de 120 caminhões Scania movidos a GNV

08/08/2021 08h52

Foto: Divulgação

Um mundo melhor passa por uma economia robusta. Porém, no mundo contemporâneo, uma economia robusta passa por empresas que assumem sua responsabilidade social e ambiental. No caso, o fundamental processo de aplicação do conceito ESG (Environmental, Social and Governance), que amplia o comprometimento das organizações com todos os seus públicos quanto ao seu impacto ambiental, social e de boa governança. E uma das empresas que melhor se adequa a essa necessidade é a Reiter Log, uma das referências nacionais em operações logística e transporte de cargas. Afinal, para minimizar os impactos de CO² e continuar a busca pela eficiência energética, a empresa gaúcha realizou a compra de 120 caminhões Scania movidos a GNV. Isso representou a maior compra da América Latina de veículos com combustível sustentável.

Segundo Vanessa Pilz, diretora comercial e de ESG da Reiter Log, ainda que o custo de investimento de uma frota sustentável ainda seja elevado, a empresa acredita e aposta que esse é o caminho para um mundo melhor que está continuamente sendo construindo. “Além disso, a Reiter sempre buscou ser a solução para que os clientes atinjam suas metas e compromissos globais também nessa área. Num mundo que é necessário cocriar, apenas juntos podemos encontrar soluções sociais e ambientais para a construção desse melhor futuro”, avalia.

Outro ponto que destaca esse princípio da Reiter Log, é a construção da nova matriz e centro de distribuição da empresa em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. Com investimento de mais de R$ 140 milhões, a empresa adquiriu uma área de mais de 130 mil metros quadrados junto ao Velopark, às margens da BR-386. O local é logisticamente estratégico, já que é de fácil acesso aos dois sentidos da rodovia, e a expectativa é que a unidade empregue 700 pessoas inicialmente, podendo chegar a 1.700 nesta unidade. Mais do que isso, a construção da nova sede, que tem previsão de inauguração para dezembro de 2021, está sendo pensada para atender a todos os princípios de sustentabilidade.

“O objetivo é alinhá-la com os preceitos da gestão de ESG da empresa, a otimização de recursos hídricos e energia, assim como dar continuidade à já aplicada política de redução de CO²”, explica Vanessa, que também lembra que desde a fundação da empresa isso é uma aposta.

Tanto é que foi pioneira no investimento em veículos 100% GNV em 2014 e a partir de 2015 iniciou uma operação dedicada para a Unilever na distribuição urbana com veículos a etanol. No mesmo ano, por sinal, a empresa passou a utilizar o Mercado Livre de energia. Neste ano, a aposta está no investimento em veículos híbridos GNV/Diesel, 100% GNV e Elétrico em sua frota.

Segundo Vinícius Reiter Pilz, CEO da Reiter Log, o investimento vai além do centro de distribuição ou da frota. A empresa concretizou uma parceria com a GEO Energética a fim de realizar um mapeamento de Biogás. A aposta da Reiter Log é desenvolver projetos customizados que tragam ganhos econômicos, sociais e sustentáveis. “Sustentabilidade se trata de um tripé. Por isso, acreditamos que a economia e o meio ambiente precisam andar juntos”, conclui.

Fundada em 2008, a Reiter Log está presente nas estradas de todo o Brasil. Com mais de 15 endereços nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas a empresa oferece serviços de transportes também para Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Com uma frota de mais de 1.600 ativos próprios, a Reiter investe em ser a solução completa para seus clientes e hoje conta em seu portfólio com os principais players dos segmentos que atua.