13/01/2023 08h21
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O relatório "Thought you knew the Scope 3 issues in your supply chain? Think again" (Do you know the Scope 3 sources in your supply chain?) analisou os hotspots de carbono nas cadeias de suprimentos em todos os níveis de fornecedores, identificando onde as emissões de gases de efeito estufa (GEE) são significativamente mais altas e potencialmente mais difíceis de reduzir. Segundo os dados do documento, a Accenture desenvolveu um modelo de dados que usa informações comerciais e de emissões de diferentes indústrias e países para calcular a contribuição do Escopo 3 de fornecedores para os clientes, criando uma imagem precisa da localização e tamanho das emissões upstream de GEE.
"As emissões do Escopo 3 são difíceis de rastrear, especialmente nas cadeias de suprimentos complexas de hoje em dia. Muitas empresas grandes não sabem quem são os fornecedores além do Tier 1 e não têm qualquer tipo de influência ou controle sobre suas práticas de sustentabilidade. É por isso que vimos pouco progresso nas reduções até o momento", afirmou Matthew Govier, diretor executivo da Accenture Strategy na América Latina. "Munidas de dados sobre a origem dessas emissões, as empresas podem se comprometer a agir e colaborar com toda a base de fornecedores e stakeholders rumo a um futuro mais sustentável, algo que realmente faz a diferença."
O modelo criado pela Accenture mostrou as emissões upstream por país, setor e nível de fornecedor. A análise da Accenture revelou que, na maioria dos casos, se as emissões upstream correspondem a uma parcela significativa das emissões totais de uma empresa, elas tendem a ocorrer em locais mais profundos da rede de fornecedores. Apenas 20% das emissões do setor vêm de fornecedores de Nível 1.
"Nosso estudo mais recente (Accelerating global companies toward net zero by 2050) mostra que apenas 7% das companhias estão no caminho para alcançar suas metas net zero. Isso mostra que, para 93% das empresas, a hora de agir é agora", explicou Peter Lacy, CRO e líder da prática de Sustainability Services (Sustainability Services & Strategies) na Accenture. “Mesmo em meio à volatilidade econômica, as ambições em torno da sustentabilidade estão aumentando. Explorar a inteligência do carbono é uma peça importante do quebra-cabeça para converter essas ambições em ação e impacto. Os líderes do futuro estão colaborando para aumentar a circularidade e aumentar os resultados em sustentabilidade em toda a cadeia de valor."
Segundo a Accenture, a visibilidade das emissões e inteligência de carbono incorporada ao negócio principal ajuda as empresas a tomar decisões mais bem informadas sobre como e onde alocar recursos, garantir compras responsáveis em toda a organização a fim de gerar reduções significativas, além de descobrir um valor empresarial mais amplo, criando redes de cadeia de suprimentos mais eficientes, resilientes, econômicas e centradas no cliente.
O relatório recomenda cinco ações que todas as empresas devem tomar para atingir essa visibilidade: