01/09/2021 09h18
Foto: Divulgação
A montadora francesa Renault estenderá as paralisações parciais em suas três montadoras na Espanha até o fim do ano por causa da escassez global de microchips, disse uma porta-voz da Renault Espanha nesta terça-feira.
A empresa planeja interromper a produção em sua fábrica em Palencia, onde monta seus modelos Kadjar e Megane, por até 61 dias e sua fábrica em Valladolid, onde faz crossovers Capture SUV, por até 40 dias.
A fábrica de motores em Valladolid poderia deixar de produzir por até 17 dias no período.
Montadoras de todo o mundo têm sido forçadas a reduzir o ritmo de produção nos últimos meses devido à escassez de chips, o que as deixou competindo com a indústria de eletrônicos de consumo por entregas de chips em meio a interrupções no fornecimento global por causa da crise do coronavírus.
A Renault já havia aprovado um plano para paralisar as fábricas na Espanha por até cerca de 30 dias cada entre abril e julho e decidiu definir um novo plano para os últimos quatro meses do ano, já que a escassez continua.
A Renault geralmente tem capacidade para montar cerca de 580 mil carros por ano na Espanha.
A decisão da montadora francesa de diminuir a produção segue movimentos semelhantes de rivais como Volkswagen, Toyota e Stellantis.
Fonte: Reuters