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Transporte Terrestre

Renault Kardian marca início de nova fase da fabricante no Brasil

Com novo motor turbo, equipamentos de segurança e até nova plataforma, Renault quer ser protagonista

20/03/2024 09h15

Foto: Divulgação

A  Renault ficou muito marcada nos últimos anos pelos modelos mais acessíveis à venda no Brasil. Kwid, Sandero,  Logan e até mesmo o Duster, foram parte de uma estratégia de aumentar a participação da marca no país oferecendo modelos mais em conta. Agora, a Renault está alterando sua rota no país. O plano Renaulution visa a criação de modelos de maior valor agregado, e é justamente o Kardian  o responsável por iniciar a nova era.

Apesar de lançado só agora, o projeto do Kardian não é novidade. Ano passado, a marca  promoveu uma visita ao complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais – PR justamente para demonstrar as mudanças feitas na fábrica para receber novos produtos e uma nova plataforma.

Essa nova plataforma é a Renault Global Modular Platform (RGMP), que segundo a fabricante, é uma estrutura inédita dentro do Grupo Renault. Foi justamente esse tema que fez muitos repórteres ficaram em dúvida, afinal, as primeiras informações sobre o Kardian diziam que ele seria baseado na CMF-B , a mesma do Sandero europeu.

Segundo a Renault, a nova plataforma não poderia ser anunciada, afinal, estava em desenvolvimento. O anúncio só aconteceu durante a  revelação global do Kardian e do International Game Plan 2027, no ano passado, no Rio de Janeiro.

A nova estrutura irá permitir carros do segmento B, C e comerciais leves, podendo contar com quatro medidas de entre-eixos diferentes, além de três opções de seção traseira. Além de estrear a nova plataforma, o Kardian contará com a menor variação possível pela base, que dará origem a um SUV do segmento C, já confirmado pela marca, e pode ser utilizada picape Niagara apresentada como carro conceito também no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

Conjunto motriz inédita

Além da nova plataforma, o Kardian traz outras inovações na gama da Renault. A principal delas é o motor 1.0 turbo Tce de 125 cv e 220 Nm (22,4 kgfm) de torque. Apesar de ser novo, o motor é uma variação menor do propulsor 1.3 Turbo Tce, desenvolvido em parceria entre Renault e Daimler e já utilizado no  Duster e Oroch. O novo motor compartilha cerca de 70% de peças com seu “irmão maior” e passou por 170 mil horas de desenvolvimento, além de 10 mil horas de validação.

A transmissão também é inédita. Batizada de DW23, a caixa conta com duas embreagens banhadas em óleo e será uma novidade no segmento B-SUV.  Assim como o motor, a Renault afirma que o câmbio também compartilha diversas peças com o DW30, utilizado por quase toda a gama Renault na Europa, equipando desde o Clio, passando pelo Austral e até os esportivos Megane RS e Alpine A110.

Segundo a Renault, o câmbio CVT que já equipa os 1.3 turbo não foi utilizado no Kardian pois o foco do modelo é aliar eficiência energética ao prazer em dirigir. Os executivos da marca despistaram sobre versões com transmissão manual e até mesmo motor 1.6 aspirado, que atualmente equipa o Stepway. Por falar nele, o hatchback do segmento B será mantido em produção e a Renault acredita que eles possam sim conviver.

Foto: Divulgação

Outra novidade global na Renault trazida pelo Kardian é a manopla de câmbio “e-shifter”, do tipo Joystick, que após ser apresentada no SUV compacto brasileiro, já foi mostrada no Dacia Spring elétrico.

Visual inspirado em modelos europeus

Externamente, o Kardian já não é novidade. Observando o SUV ao vivo, o design destaca as luzes de posição em LED, conectadas por um filete cromado. O acabamento apresentado pela grade vai depender da versão escolhida, mas na opção topo de linha apresenta losangos, como se fossem esculpidos na peça.

Na lateral, o recorte no para-choque dianteiro lembra o exibido por Clio e Scenic na Europa, mas toda a seção é bem similar ao Dacia Sandero, principalmente a área envidraçada. O desenho na chapa das portas é diferente do primo romeno, mas os para-lamas traseiros mais largos e musculosos revelam o DNA.

Foto: Divulgação

A traseira traz lanternas em formato de C e com acabamento transparente mesclado com preto, o novo logotipo da Renault ao centro, a escrita Kardian e para-choques com muito plástico cinza, que dão ao SUV compacto essa atitude aventureira, com um acabamento prateado para passar um toque de requinte.

Internamente, o Kardian traz painel de instrumentos digital com 7 polegadas, freio de estacionamento eletrônico, carregador de smartphone por indução com resfriamento, multimídia de 8” e até sistema de iluminação na cabine.

Os bancos são de tecido em todas as versões, com a topo de linha, Première Edition, trazendo um padrão que em degradê, com o logotipo da Renault nas laterais. O acabamento é bonito e lembra os estofados vistos na Europa, porém, o consumidor desse tipo de carro, principalmente na versão topo de linha, já espera bancos de couro. Aliás, os rivais do Kardian,  Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, nas versões topo de linha já trazem essa opção de revestimento, enquanto no Renault, deverá ser item de concessionária.

A cabine é bem desenhada, e os acabamentos nas portas são em plástico rígido. A parte superior conta com um detalhe em preto brilhante e acabamento em couro sintético no apoio para os braços. O painel conta com muito plástico, mas mescla seções em couro sintético com costuras em laranja e detalhes em preto brilhante.

Com entre-eixos de 2,6 metros, o espaço traseiro é regular. Com 1,79 m de altura, consegui ficar bem posicionado atrás da minha posição de dirigir. O túnel traseiro é levemente elevado, mas existem duas saídas USB-C para recarga de dispositivos eletrônicos.

Foto: Divulgação

Vale destacar que o porta-malas do Kardian é de 358 litros, inferior ao de Nivus e Kicks, por exemplo. Oficialmente, o Pulse traz 370 litros, entretanto, a medição da Fiat é com litros de água, e não com blocos de espuma, como os demais fabricantes fazem.

Equipamentos de segurança

Em termos de segurança o Kardian oferece seis airbags, câmera de ré, controle de velocidade, controle de tração e estabilidade, monitor de pressão dos pneus e sensor de estacionamento traseiro. A versão Techno adiciona alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência, enquanto a Premiere Edition conta ainda com alerta de distância segura e de ponto cego, câmera multiview (360º), sensor de estacionamento dianteiro e controle de velocidade adaptativo.

Fonte: iG Carros