09/08/2022 11h06
Foto: Divulgação
O SUV compacto seminovo mais valorizado do Brasil é um modelo que já saiu de linha, a versão Longitude Turbodiesel 4×4 do Renegade 2019, segundo um levantamento realizado pela Mobiauto, startup do segmento automotivo. Houve alta de 55,8% no preço do veículo da Jeep.
“Mas é necessário lembrar que o consumidor brasileiro tem fortíssima inclinação por veículos utilitários movidos a diesel, em um histórico que data das primeiras picapes dos anos 80. E foi apenas isso que houve: as versões turbodiesel do Renegade, que hoje não existem mais como zero km, ganharam um sobrepreço incrível no mercado de seminovos”, explica Sant Clair Castro Jr, consultor automotivo e CEO da Mobiauto, em nota divulgada.
A lista tem como destaque a presença dos modelos de marcas francesas, que nunca frequentaram a lista dos SUVs mais valorizados.
“Aqui a explicação é diferente: os modelos da Renault subiram barbaramente de preços nas cotações de zero km de um ano pra cá, além de terem estreado nova motorização. A consequência desses reajustes nos modelos novos foi a alta também dos seminovos da Renault”
E completa: “já as demais francesas, Citroën e Peugeot, usam como uma das balizas para estabelecer suas políticas de reajustes exatamente o preço da concorrente direta. Se a Renault sobe o preço, elas sobem também”.
Valorização por modelo
O levantamento também exibe a valorização por modelo. O líder segue com o Jeep Renegade (2019), impulsionado pela alta incomum das versões a diesel. Na média das versões, ele ganhou 17,9% de aumento.
“Foi um ótimo negócio. Se você considerar que a inflação acumulada nesse período, dependendo do índice, está na casa de 10 a 12%, o dono de um Renegade ainda usou seu veículo por todo um ano e ainda viu seu patrimônio crescer”, destaca o consultor da Mobiauto.
Metodologia
Para a pesquisa, foram apuradas as cotações dos onze principais SUVs compactos do mercado nacional, em seus respectivos modelos 2019, 2020 e 2021: Caoa Chery Tiggo 5X, Chevrolet Tracker, Citroën C4 Cactus, Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Peugeot 2008, Renault Duster, Renault Captur, VW T-Cross e VW Nivus.
No total, quando foram computadas as versões de cada um deles, em cada um dos anos, a área de Estatística da Mobiauto chegou aos preços de 119 veículos. Foram comparados a média de preços dos seis primeiros meses de 2021 versus igual período deste ano.
Fonte: Motor Show