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09/10/2024 10h38
Foto: Divulgação
Por meio de nota publicada nos principais jornais da Bahia, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e as principais entidades do setor produtivo, além de sindicatos empresariais e de trabalhadores demonstraram sua preocupação com os riscos do processo de renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que não contempla a manutenção dos trechos baianos pela concessionária – VLI Logística –, o que poderá levar ao isolamento logístico da Bahia.
Na nota, entidades que representam o setor produtivo e trabalhadores, além da Assembleia Legislativa e da bancada baiana na Câmara dos Deputados cobram do governo federal a manutenção da operação do corredor Minas-Bahia da FCA, investimentos na malha baiana e a estruturação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para operar o trecho, que tem mais de dois mil quilômetros.
Riscos
Pela proposta da VLI, os trechos da FCA na Bahia, que interligam o estado a Minas Gerais e Sergipe, serão descontinuados no contrato de renovação, com a paralisação desses trechos. Dos 7.220km de ferrovia sob concessão, a VLI quer devolver 2.132km, dos quais 291km (14%) são em território baiano – Bonfim/Petrolina e Alagoinhas/Propriá.
As entidades se preocupam também com o que acontecerá com os 1.883km, incluindo o trecho Corinto-Campo Formoso, de onde há ligações com os trechos a serem devolvidos no estado. Este grande trecho não está na renovação automática nem está incluído na proposta de devolução pela VLI, mas com indicação de ser descontinuado no contrato.
“O trecho é estratégico para a Bahia porque faz a ligação Sudeste-Nordeste. Contudo, está com baixa eficiência operacional e custosa para a concessionária que, ao longo dos anos, não investiu na potencialização da carga. O ideal seria o estado ter uma nova ferrovia, com bitola de 1,60m, que é o novo modelo de ferrovia no Brasil, mas não há recursos para isso. Então, é preciso melhorar a eficiência dessa ferrovia, construída na década de 1950, e isso pode ser feito com a correção de raios de curva e rampas e mesmo de traçado”, destaca a Fieb.