Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Réveillon do Rio de Janeiro gera 1.250 toneladas de resíduos

Em Copacabana, o volume chegou a 625 toneladas, metade do total coletado no município

02/01/2026 13h54

Foto: Divulgação

A virada de 2026 no Rio de Janeiro terminou com números superlativos também na limpeza urbana. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana - Comlurb realizou uma megaoperação especial de Réveillon com o recolhimento de 1.250 toneladas de resíduos em todos os pontos de festejo da cidade, um salto expressivo em relação a 2025, quando foram 980 toneladas, das quais 508 em Copacabana. Na praia mais famosa do país, o volume de 2026 chegou a 625 toneladas, metade do total coletado no município.

Para dar conta da logística, a companhia mobilizou 5.260 garis ao longo da operação, com equipes distribuídas por todos os palcos da festa. Em Copacabana, o efetivo foi de 1.500 profissionais, apoiados por 440 veículos e equipamentos, incluindo caminhões compactadores e basculantes, varredeiras, pás mecânicas, tratores de praia e pipas d’água para lavagem das vias com água de reuso.

O esquema de descarte também bateu recorde. Foram disponibilizados 7 mil contêineres, somando 7 mil equipamentos de 240 litros e 1.200 litros, a maior oferta já registrada em uma única edição do evento. Segundo a Comlurb, a adesão do público ao uso dos contêineres contribuiu para acelerar o processo, permitindo a liberação da areia da praia e das pistas da Avenida Atlântica pouco antes das 10h, já limpas e desodorizadas.

A operação incluiu ainda a maior limpeza hidráulica de vias já realizada no município, com 26 pipas d’água e 26 motobombas de alta pressão, além de 260 veículos extras na orla de Copacabana, que contou com 500 equipamentos e veículos dedicados ao bairro.