Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Rio: pontos turísticos voltam a funcionar neste sábado

Máscaras e distanciamento serão obrigatórios

15/08/2020 09h18

Foto: Divulgação

A partir deste sábado (15), famosas atrações turísticas da cidade do Rio de Janeiro voltam a reabrir para o público, seguindo protocolos sanitários em virtude da pandemia de Covid-19: Cristo Redentor, o Trem do Corcovado, o Bondinho do Pão de Açúcar e a Rio Star, maior roda gigante da América Latina. Os pontos turísticos vão adotar uma série de medidas de prevenção à Covid-19.

As atrações também vão oferecer descontos especiais a partir de sábado. A campanha Redescubra o Rio tem como objetivo permitir que moradores do Rio descubram ou redescubram lugares que o mundo inteiro gostaria de conhecer. A promoção vai até o dia 15 de setembro.

“Pela primeira vez na história do Rio de Janeiro os atrativos se uniram. Primeiro na concepção de um protocolo de segurança permeado por todos os atrativos para trazer maior segurança sanitária para os visitantes”, disse Sandro Fernandes, CEO do Bondinho do Pão de Açúcar.

O protocolo conjunto começou a ser elaborado em maio. Por conta da união, o grupo decidiu voltar abrir em conjunto apenas no próximo sábado, apesar de já terem autorização para isto desde a fase 4.

Para a Rio Star, a reabertura é um recomeço. A atração abriu no ano passado e, mesmo atraindo mais de 200 mil visitantes, fechou com pouco tempo de funcionamento.

“Em dezembro do ano passado inauguramos a maior roda gigante da América latina e tivemos cerca de cem dias e tivemos que fechar”, destacou Fábio Bordin, CEO da roda gigante Rio Star, que considera a reabertura uma nova estreia.

Cristo Redentor

Fechado desde o início da pandemia, o Cristo Redentor voltará a receber público a partir deste sábado, 15. E um dos mais famosos pontos turísticos do Rio - e da fé cristã do País - espera servir de exemplo de prevenção ao coronavírus.

"A gente quer dar exemplo pra população. Está havendo uma flexibilização no nosso País, mas precisamos manter a atenção. Do contrário estaríamos ferindo o que realmente interessa, que é a preservação da vida", disse o padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor. Além da desinfecção, o local recebeu totens de álcool gel e terá diversas medidas para evitar a propagação do coronavírus. Cartazes que serão colocados orientam fiéis a não dar as mãos a outros visitantes em momentos de oração ou deitar em sinal de reverência.

Rio Star

A maior roda gigante da América Latina adotou medidas de segurança para que seu retorno seja adequado. Dentre as mudanças, a atração agora opera com 50% de sua capacidade técnica nas cabines, ou seja, quatro pessoas por vez. Torna-se obrigatório o uso de máscaras e aferição da temperatura dos visitantes na entrada.

Rio Star contará com o máximo de quatro pessoas por cabine, onde antes cabiam oito. Apenas pessoas da mesma família irão na cabine. Se uma pessoa estiver sozinha, ela viajará sozinha.

A Rio Star só estará fechada às quartas-feiras. Nos demais dias, estará funcionando das 10h às 18h. O acesso do público à praça de alimentação e a loja de souvenirs do parque será controlado e monitorado, para que colaboradores mantenham uma distância segura uns dos outros.

A administração irá disponibilizar, nas entradas e saídas dos ambientes, a aplicação de álcool 70% por meio de totens.

Bondinho do Pão de Açúcar

O parque reabrirá ao público, de quinta a segunda-feira, das 10h às 19h, adotando todas as medidas de saúde e higienização recomendadas pela OMS no combate à Covid-19. O bondinho conquistou quatro certificações que atestam o cumprimento das normas de prevenção da doença (em âmbitos municipal, estadual, federal e internacional).

Ficou determinada a redução da capacidade total de visitantes por dia e no transporte nos bondes, que operarão com dois terços da capacidade.

O bondinho do Pão de Açúcar, que contava com até 65 passageiros, terá 32 por viagem. A expectativa é de 25 mil a 35 mil visitantes por mês, inicialmente.

A medida segue o critério de ocupação gradual voltado para transportes turísticos, adotado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Por todo o parque, em pontos estratégicos, estará disponível álcool 70.

Trem do Corcovado

Para receber o público, no padrão exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Trem do Corcovado reabre no dia 15 de agosto oferecendo vantagens para o público.

Haverá desconto no valor do bilhete para cariocas ou residentes no estado do Rio de Janeiro. Além disso, foram estabelecidos um rigoroso protocolo de segurança, medidas de saúde e higienização.

Houve marcação do piso para manter o distanciamento mínimo entre as pessoas, a instalação de barreiras físicas nos balcões de atendimento e a diminuição do número de assentos disponíveis em cada vagão. Os funcionários receberão treinamento especial para orientar os passageiros sobre as ações obrigatórias de prevenção ao coronavírus.

AquaRio

Fechado desde meados de março, espaço adotou “rigorosas medidas sanitárias e capacidade reduzida de visitantes”. A entrada será feita, exclusivamente, pelo Boulevard Olímpico e a saída, pela Via Binário para evitar aglomeração de pessoas.

O AquaRio abrirá das 10h às 17h, com última entrada no circuito às 16h. Às quartas, o atrativo permanece fechado para medidas de higienização.

Na entrada, haverá um ponto de triagem para aferição da temperatura corporal e higienização dos calçados em tapete sanitizante. O uso de máscara durante a permanência no local é obrigatório.

Os elevadores transportarão apenas pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O acesso ao terceiro andar, local onde o circuito tem início, será feito pela rampa. Mais de 50 dispensers de álcool em gel, além de quatro estações de higienização acionadas por pedais, estarão disponíveis no trajeto.