Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

RIOgaleão registra aumento no número de importações

Terminal de cargas se destaca como um importante motor para a economia

07/10/2021 14h49

Foto: Divulgação

O setor de carga vem provando ser um dos principais aliados na retomada econômica do Brasil no pós-pandemia, e o RIOgaleão Cargo é um dos principais responsáveis por esse movimento. Com foco em customização de soluções, o aeroporto possui expertise em dados e processos logísticos personalizados que, aliados à malha comercial e cargueira, possibilitam o alcance dos principais mercados de importação e exportação do mundo. Como resultado, o terminal registrou um aumento de 24% no valor de cargas importadas no período de janeiro a setembro de 2021, em relação ao mesmo período do ano de 2019.

Entre as indústrias de destaque no Terminal de Cargas do RIOgaleão está a farmacêutica, devido à chegada de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para produção de vacinas contra a covid-19. Até julho, foram 14 voos totalizando 42 toneladas em embarques de insumos para a produção de doses de vacinas a serem utilizadas para a campanha de imunização. O que acaba não aparecendo para o grande público é que por trás de cada embarque de cargas da cadeia fria ou de qualquer outro segmento essencial para a economia local, está uma equipe que identifica necessidades e customiza processos para que as importações e exportações decorram com agilidade, eficiência e integridade.

Para estar sempre um passo à frente no mercado, o RIOgaleão tem se dedicado ao longo dos últimos anos a modernizar sua infraestrutura e a superar padrões de conformidade e qualidade, alcançando certificações pioneiras, como: CEIV Pharma IATA, ISO 9001, OEA e o Certificado de Boas Práticas da Anvisa.

Além disso, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim se orgulha por disponibilizar de equipes dedicadas ao atendimento comercial e operacional com expertise única no desenho de soluções customizadas que vão desde a identificação das melhores rotas, avaliação conjunta com cliente sobre o processo logístico e regimes aduaneiros envolvidos, até a análise e otimização de custos operacionais.

Os clientes do RIOgaleão Cargo contam também com a equipe de Customer Care, que recebe as demandas e identifica os principais pontos críticos da operação, discute as melhores soluções para o embarque, alternativas de rotas, apoia no contato junto aos órgãos anuentes e diversos elos da cadeia, além de servir como ponto focal desde o início do planejamento até a entrega da carga. Além disso, o aeroporto, por meio do Centro de Controle Operacional – CCO, oferece suporte na mobilização de equipamentos, gerenciamento de acessos e, durante as operações, garante a eficiência de todo o processo e atendimento às mais diversas necessidades, 24h durante os sete dias da semana.

“Os resultados positivos conquistados nos últimos meses são fruto de um trabalho ininterrupto, que tem como objetivo proporcionar o melhor serviço em todos os nossos segmentos de atuação. Desta forma, temos nos posicionado de maneira diferenciada no mercado de cargas. Estamos sempre dispostos a encontrar a melhor solução para a logística de nosso cliente”, diz Leandro Lopes, gerente Comercial do RIOgaleão Cargo.

Compromisso com a eficiência operacional

Para seguir funcionando 24h por dia, o terminal de cargas adotou diversas ações para promover o distanciamento social e a preservação da saúde de integrantes, parceiros e clientes. O RIOgaleão Cargo abraçou o papel de serviço essencial e, com responsabilidade, manuseou no ano passado cerca de 48 mil toneladas e, no acumulado de janeiro a setembro de 2021, mais de 37 mil toneladas de cargas. Com o aumento da demanda, o RIOgaleão Cargo também registrou de janeiro a setembro de 2021 um acréscimo de cerca de 93% em peso de importação transportado em voos cargueiros, e 53% no trânsito rodoviário vindo de outros aeroportos, quando comparado ao mesmo período do ano de 2019. Em 2021, o aeroporto já recebeu operações inéditas da TUI Airlines, ATC – Aerotranscargo e o gigante Antonov-124.

Reafirmando o compromisso com eficiência e segurança, o terminal de cargas RIOgaleão atua com tempo médio de encerramento de voo inferior a 3h 30min, ágil processo de liberação e efetiva movimentação para as áreas de docas com tempo inferior a 30 minutos.

“O setor de carga aérea vem provando ser o maior aliado na retomada da aviação no mundo. No mês de setembro, recebemos 19 cargueiros vindos da Europa e dos Estados Unidos. Entre os segmentos que mais se destacam estão a indústria do transporte aéreo, Petróleo e Gás e o Farmacêutico. Somos responsáveis pelo ininterrupto abastecimento de indústrias locais, o que transforma o terminal de cargas do aeroporto em um importante motor da economia”, destacou Patrick Fehring, diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão.