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Transporte Aéreo

Rotas aéreas ponto a ponto liderarão a recuperação da indústria

Pesquisa da Global Data revela um momento especial para as transportadoras de baixo custo (LCCs)

31/05/2021 13h50

Foto: Divulgação

Com um desejo cada vez maior de viajar, mas com restrições de orçamento aparecendo, os consumidores devem buscar roteiros que incluam voos “ponto a ponto” e para lugares mais próximos de suas casas, aponta a análise da Global Data. Nesse contexto, a consultoria vê um momento particularmente especial para as transportadoras de baixo custo (LCCs) em todo o mundo.

A consultoria acredita que o modelo de negócios da linha aérea “ponto a ponto” se beneficiará da mudança nos hábitos dos viajantes como resultado direto da pandemia Covid-19. Essas companhias aéreas se concentram em servir dois pontos diretamente, enquanto suas contrapartes operam em hubs e com conexões. Com os consumidores querendo viajar perto de casa e limitar sua interação com outras pessoas, quem oferecer conectividade direta será visto como uma opção de viagem superior.

A pesquisa

A pesquisa da Global Data, feita com 1.160 entrevistados, desde 17 de novembro de 2020, revelou que 43% dos entrevistados consideram fazer uma viagem doméstica nos próximos 12 meses, e outros 27% uma viagem internacional no mesmo continente em que vivem.

Outro estudo, realizado no primeiro trimestre de 2021 com 21.768 entrevistados, também revelou que muitos consumidores estão preocupados com sua situação financeira, com 87% dos entrevistados ‘extremamente’, ‘bastante’ ou ‘um pouco’ preocupados com isso. Além disso, 50% dos entrevistados na mesma pesquisa concordaram ‘um pouco’ ou ‘completamente’ que seu orçamento familiar havia diminuído no último ano. Muitos viajantes vão procurar cortar custos e as low-cost que oferecerem boas tarifas provavelmente se beneficiarão com isso. 

As companhias aéreas tradicionais terão a vantagem de implantar aeronaves widebody, de maior capacidade, em rotas de curta distância em resposta a picos de demanda. No entanto, as aeronaves widebody são frequentemente configuradas para rotas de longa distância, com assentos de baixa densidade não tão adequados para voos curtos. Além disso, o custo por assento será maior para as companhias aéreas que optarem por essa estratégia e resultará em uma posição mais forte das LCCs.

Hub ou não

Voar através de um aeroporto central oferecerá uma maior seleção de destinos, mas com a Covid-19 ainda difundida, apresenta um risco maior de contrair o vírus. Ao voar diretamente, os viajantes eliminarão paradas desnecessárias onde poderiam, inadvertidamente, se misturar com passageiros de todo o mundo, o que aumentaria o risco. 

Com as transportadoras ponto a ponto eliminando paradas desnecessárias e oferecendo o tempo de viagem mais rápido, os viajantes estarão mais propensos a pagar a mais para garantir um nível de segurança virtualmente mais alto.

Fonte: Aeroin