14/11/2025 08h50
Foto: Will Recarey
O Salvador Bahia Airport, membro da VINCI Airports, tornou-se o primeiro aeroporto do Brasil e das Américas a conquistar o Nível 5 da Airport Carbon Accreditation (ACA), o mais alto reconhecimento mundial em gestão de carbono para aeroportos. A certificação, concedida pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), reconhece que o terminal atingiu emissões líquidas zero nos Escopos 1 e 2, além de firmar o compromisso de alcançar emissões líquidas zero no Escopo 3, por meio da colaboração com parceiros e demais partes interessadas.
Esse marco reflete a dedicação do aeroporto em descarbonizar suas operações, abordando tanto as emissões diretas quanto as indiretas, ao mesmo tempo em que promove o engajamento ativo de fornecedores e parceiros para reduzir sua pegada ambiental. O resultado é fruto de uma estratégia contínua que inclui:
Com sete níveis de certificação (1, 2, 3, 3+, 4, 4+ e 5), a Airport Carbon Accreditation é atualmente o principal programa internacional de sustentabilidade aeroportuária. O Nível 5, mais elevado da certificação, estabelece rigorosos padrões de gestão ambiental, exigindo não apenas a neutralização das emissões, mas também o engajamento ativo de todo o ecossistema aeroportuário na adoção de práticas sustentáveis.
"Essa conquista reafirma a posição do Salvador Bahia Airport como referência na agenda ambiental da aviação latino-americana. Alcançar o Nível 5 é resultado de um trabalho contínuo e colaborativo, que envolve inovação, engajamento e um compromisso genuíno com o futuro do planeta. É um reconhecimento internacional da força das nossas práticas e do papel que desempenhamos na transformação das operações aeroportuárias em um modelo mais sustentável", destaca Julio Ribas, CEO da VINCI Airports no Brasil.
Nos 14 países em que atua, com mais de 70 aeroportos, a VINCI Airports adota uma abordagem de descarbonização em toda a sua cadeia de valor. A empresa tem como meta alcançar emissões líquidas zero em suas atividades diretas até 2030 na União Europeia e no Reino Unido, e até 2050 no restante do mundo. A VINCI Airports é a principal contribuidora internacional do programa Airport Carbon Accreditation do ACI.