Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Salvador Bahia Airport conquista o Prêmio Aeroportos Sustentáveis

A instalação também recebeu o selo “Aeroporto Verde” do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe

16/03/2022 17h31

 Foto: Will Recarey

Ao obter as maiores pontuações em questões relacionadas à sustentabilidade, o Salvador Bahia Airport, integrante da rede Vinci Airports, foi premiado pelo terceiro ano consecutivo como o mais sustentável do Brasil. O reconhecimento é concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anualmente como parte de seu Programa de Aeroportos Sustentáveis.

A instalação alcançou o topo do pódio no ranking geral ao pontuar 97,04% ao cumprir todos os critérios estabelecidos pela Agência. O Aeroporto de Salvador Bahia atingiu seu melhor desempenho em gestão de ruído de aeronaves, mudanças climáticas, resíduos e energia elétrica. Ao todo, a Anac avaliou 32 critérios relacionados à gestão ambiental em 20 aeroportos brasileiros.

O Salvador Bahia Airport iniciou seu caminho para se tornar o terminal mais sustentável do Brasil em 2018, quando foi introduzida a estratégia ambiental da Vinci Airports, com o objetivo de reduzir pela metade as emissões de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

O aeroporto foi o primeiro no Brasil a instalar uma usina solar local, a interromper o envio de resíduos sólidos para aterros sanitários e a reutilizar águas residuais. Também recebeu o selo “Aeroporto Verde” do International Airport Council – América Latina e Caribe (ACI-LAC).

O Salvador Bahia Airport conta ainda com um programa de manejo da fauna e um sistema que permite captar água da rede de ar condicionado para reutilizá-la. Os antigos equipamentos foram substituídos por equipamentos ecoeficientes, a iluminação convencional por LED e foi implementado um processo de monitoramento para medir a quantidade de água e energia utilizada pelas subconcessionárias.

O diretor técnico do Salvador Bahia Airport, Yann Le Bihan, comenta: “Este prêmio é resultado de um plano de ação ambiental global da VINCI Airports. Levar soluções aos nossos clientes e stakeholders para além do nosso perímetro, e liderar a transformação ecológica pela qual a indústria está a passar, promovendo o nosso lema de mobilidade positiva”.