Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Salvador ganha a nona unidade da Casa So+ma

Novo espaço contribui para menos resíduos recicláveis nas ruas, nas praias, no aterro e esperança de renda para famílias de catadores

04/08/2021 14h49

Foto: Jefferson Peixoto - Secom - PMS

O bairro da Pituba, em Salvador, ganha nesta quarta-feira (4) uma unidade para recebimento de resíduos recicláveis. O equipamento, fruto de parceria da Prefeitura com a startup de impacto socioambiental So+ma, será instalado na Praça Ana Lúcia Magalhães.

Essa será a nona Casa So+ma em funcionamento na cidade. O objetivo é chegar à marca de 12 unidades ainda neste semestre, segundo a titular da Secis (Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência), Edna França.

“Cada Casa So+ma aberta na cidade é mais uma possibilidade de avançarmos na direção certa de Salvador se tornar uma cidade cada vez mais sustentável. São condições que estamos dando para que o cidadão exerça a sua cidadania no sentido ambiental e social. Cada unidade dessa é a esperança de renda para famílias de catadores e contribui para menos resíduos recicláveis nas ruas, nas praias, no aterro, o que ajuda ao enfrentamento também das mudanças climáticas que estamos vivendo”, disse.

O novo espaço, que atenderá cerca de 65 mil pessoas que moram no local, permite que a população reverta seus materiais recicláveis em pontos por meio do programa So+ma Vantagens e os troque por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos e itens de higiene ou, ainda, possa transferir doações para ONGs locais.

Desde a abertura das casas em 11 de junho, já houve mais de 3 mil novos participantes que se cadastraram no So+ma Vantagens para levar seus materiais, acumular pontos e trocar por benefícios. Além disso, já foram recebidos mais de 57 mil quilos de materiais recicláveis que ajudaram na renda de cooperativas da cidade e foram enviadas para a reciclagem.

Funcionamento

Cada Casa So+ma que recebe os materiais recicláveis da população conta com um atendente que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. A unidade destina os materiais recebidos para uma cooperativa da região. O cadastro e mais informações sobre o projeto podem ser encontrados no site.