Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Salvador inicia operação teste do BRT

Nesta fase, a população poderá usar o modal gratuitamente

30/09/2022 10h07

Foto: Lucas Moura - Secom - PMS

O BRT Salvador inicia, nesta sexta-feira (30), a operação teste nos trechos 1 e 3 do modal, entre a região do Shopping da Bahia e o Itaigara. Inicialmente, dez ônibus estarão em pleno funcionamento para atender aos usuários, incluindo um veículo elétrico. Nesta fase de testes, a população poderá utilizar o modal de forma gratuita.

Em meio à expectativa pelo início da operação teste, a Semob realizou, na quinta-feira (29), testes com pessoas com deficiência para identificar pontos de melhoria no sistema para atender este público da melhor forma possível. Foram convidados representantes de cadeirantes, cegos e gordos para testar o modal. 

O grupo saiu da Estação Parque da Cidade para a Estação Rodoviária em um dos novos ônibus do BRT. Na estação Hiper, os representantes se reuniram com o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, onde destacaram os pontos de melhoria. "Este contato é muito importante para que possamos melhorar cada vez mais o serviço, para este público que é um dos que mais sofrem diariamente no transporte público de Salvador", destacou o gestor. 

"Precisávamos entender, coletar as informações e as contribuições desse grupo para que possamos, dentro dessa estrutura do BRT, ter um sistema de acolhimento para que a gente possa oferecer um serviço ainda melhor para eles", concluiu Muller. 

Além das pessoas com deficiência, a Semob convidou os administradores de páginas sobre mobilidade, conhecidos como busólogos, para conhecer o modal. O grupo visitou o Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT, e, de lá, saíram em um dos ônibus em direção às estações do modal. 

Obras

As obras do BRT começaram na gestão do prefeito ACM Neto, em março de 2018. Na época, ambientalistas, urbanistas, moradores e artistas realizaram protestos contra a obra. Os principais problemas apontados estavam no custo das obras, no impacto ambiental - corte de árvores e tamponamento de rios - e na inclusão de faixas voltadas para carros, o que para eles, seria um investimento no transporte individual e não coletivo.

O primeiro trecho do BRT foi entregue em dezembro de 2020 e contou com a inauguração de corredor viário em Salvador. De acordo com a prefeitura, responsável pela obra, a intervenção trará mais fluidez ao trânsito da região e é composta por via expressa e marginal.

O conjunto de vias do novo modal tem início pela via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e segue até o Parque da Cidade Joventino Silva, no bairro do Itaigara.

O sistema de transporte também possui outros dois trechos: o trecho 2 (Lapa/Cidade Jardim - do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama) e o trecho 3 (Parque da Cidade Pituba-Itaigara - Posto dos Namorados).