Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Salvador inicia testes com ônibus elétricos em linhas do BRT

Os testes serão iniciados nas linhas 0805 – Lapa x Pituba e a 1347 – Estação Pirajá x Pituba

14/09/2021 10h14

 Foto: Betto Jr - Secom - PMS

A partir desta terça-feira (14) a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), inicia uma nova fase de testes do BRT, em linhas em que o trajeto se assemelha com o percurso que será realizado na operação do sistema. Serão usados dois ônibus, sendo que cada um deles vai rodar em uma linha por semana. Os testes serão iniciados nas linhas 0805 – Lapa x Pituba e a 1347 – Estação Pirajá x Pituba, a partir das 5h.

Os ônibus elétricos, veículos escolhidos para os testes, são uma solução para reduzir a emissões de gases poluentes na cidade, melhorando a qualidade de vida de quem faz uso do transporte público. De acordo com dados da Semob, o setor de transporte é responsável por 65% de todas as emissões de gases poluentes no meio ambiente, em Salvador.

De acordo com a BYD, empresa especializada em energia limpa, cada ônibus elétrico, rodando em média 6 mil km por mês, deixa de emitir 125 toneladas de gás carbono (CO2) por ano, o que corresponde ao plantio de 897 árvores no período.

Para o titular da Semob, Fabrizzio Muller, o modal trará para Salvador um impacto positivo, em diversos aspectos que perpassam pela mobilidade. “O BRT é uma das maiores obras de mobilidade já realizadas em Salvador. Sem dúvidas, trará inúmeros benefícios para a região, uma das mais movimentadas da cidade, desafogando o trânsito de uma área que tem problemas históricos de circulação e reduzindo o tempo de deslocamento dos usuários do transporte”, afirmou.

Além do impacto no trânsito, ele afirmou que o BRT trará benefícios diretos para os usuários. “Com a capacidade de transportar um maior número de passageiros, de forma mais rápida através de uma via expressa, será um modal de qualidade, eficiente e seguro. Trazer para a cidade soluções de mobilidade, que facilitem o deslocamento e ofereçam muito mais conforto para a população, é o nosso principal objetivo”, reforçou o gestor.

Projeto

As obras do BRT foram divididas em três etapas. O trecho 1, que vai desde as imediações do Shopping da Bahia até a ladeira da Cruz da Redenção, já foi concluído e entregue em dezembro do ano anterior. O trecho 2, que funcionará entre a Cidade Jardim e a Estação da Lapa, deverá ter as obras iniciadas em breve. Já o terceiro e último trecho, atualmente em obras, vai desde o Parque da Cidade até o Posto Namorados, no Itaigara.

A expectativa da Prefeitura é que o trecho entre o Shopping da Bahia e o Posto Namorados comece a operar no primeiro trimestre de 2022. Todo o percurso do BRT terá aproximadamente 11 km. A previsão é que as obras do trecho 3 sejam concluídas até o final deste ano. Já a expectativa para a conclusão de todo o projeto do BRT, até a Lapa, é que seja finalizado em dezembro de 2022.