30/03/2022 07h03
Foto: Divulgação
Mesmo com a crise que o país vive, a primeira capital do Brasil tem demonstrado um enorme potencial para negócios. Conforme dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de micro e pequenas empresas criadas de fevereiro do ano passado a fevereiro deste ano em Salvador foi de quase 40 mil.
"Entre 28 de fevereiro de 2021 e 28 de fevereiro de 2022 foram registradas 118.364 novas micro e pequenas empresas na Bahia e 36.547 novas micro e pequenas empresas em Salvador. Os números correspondem a pequenos negócios, ou seja, empresas que faturam até R$ 4,8 milhões por ano", explicou o especialista em pequenos negócios do Sebrae, Fabrício Barreto.
O setor de receptivo, que inclui também os serviços de alimentação, conforme o especialista do Sebrae, teve um crescimento expressivo. "Percebemos o crescimento no segmento de alimentação. O E-commerce ajudou muito nas vendas dos alimentos. Os aplicativos de mensagens se tornaram grandes parceiros e ferramenta fundamental dentro desses pequenos negócios", destacou.
Cultura Empreendedora
Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo criado pela Endeavor e produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Salvador é a 19º cidade com maior cultura empreendedora do Brasil.
O ICE 2022 leva em conta oito pilares diferentes para a composição da nota final das cidades. São analisados ambiente regulatório (tempo de processos, tributação e complexidade burocrática); infraestrutura (transporte urbano e condições urbanas); mercado (desenvolvimento econômico e clientes potenciais); acesso a capital (operações de crédito por cidade, proporção relativa de capital de risco e capital poupado per capita); inovação; capital humano (acesso e qualidade da mão de obra básica e mão de obra qualificada) e cultura empreendedora (imagem do empreendedorismo).