Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Salvador: Santa Izabel inaugura serviço de reabilitação pós-covid

Os pacientes recuperados da Covid-19 podem desenvolver doenças coronarianas, neurológicas e endocrinológicas

08/01/2021 09h39

Foto: Divulgação

O Hospital Santa Izabel acaba de lançar o programa 'Cuidar Pós-Covid', que tem como objetivo avaliar de forma integral e reabilitar os pacientes que tiveram a doença, mesmo os que não precisaram de internação durante o período de infecção. O serviço funciona na Unidade Álvaro Lemos, que pertence ao hospital e está localizada no bairro de Ondina, em Salvador. 

O local, que é referência em medicina osteoarticular e reabilitação, também disponibiliza atendimento nas especialidades Pneumologia, Ortopedia, Reumatologia, Cardiologia, Neurologia e Clínica da Dor. Segundo pesquisas divulgadas pelos Serviços Nacionais de Saúde (National Health Services) da Inglaterra, mesmo quando não há mais carga viral circulante, os pacientes recuperados da Covid-19 podem desenvolver doenças coronarianas, neurológicas e endocrinológicas.

De acordo com estudos, entre os pacientes que foram hospitalizados devido ao Sars-CoV-2, 45% necessitarão de cuidados em casa, 4% precisarão de algum tipo de reabilitação, a exemplo da fisioterapia pulmonar, e 1% deverá receber tratamento médico para o resto da vida.

“Muitos pacientes, após a fase aguda da doença, mesmo aqueles que não necessitaram de internação, precisarão de acompanhamento de uma equipe especializada, pois ainda mantém sintomas persistentes. Os sintomas podem ter início da fase aguda da doença e se estenderem na fase mais tardia, até mesmo após a cura da Covid-19, permanecendo por dias e até meses”, avaliou a gerente técnica assistencial do Santa Izabel, Bárbara Sobral.

Dentre os principais problemas que podem ocorrer durante a síndrome inflamatória pós-covid estão as limitações respiratórias, causadas por fibrose pulmonar, lesões cardíacas, fadiga, fraqueza muscular, problemas de memória, insuficiência renal, além de alterações cognitivas e psíquicas.
Na Unidade Álvaro Lemos o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar, composta por pneumologista, cardiologista, endocrinologista, neurologista, médico especialista em terapia da dor, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo, que elaboram, em conjunto, um plano terapêutico para reabilitação.