Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Salvador terá chuvas ininterruptas até o próximo dia 29 de abril

A Codesal entrou em nível de alerta para risco muito alto de deslizamentos

23/04/2020 11h02

Foto: Divulgação

O período chuvoso que atinge a capital baiana com intensidade desde o início da semana ficou ainda mais nesta quinta-feira (23), fazendo com que a Defesa Civil de Salvador (Codesal) entrasse em nível de alerta para risco muito alto de deslizamentos.

Das 2h às 8h, o bairro do Caminho das Árvores registrou o maior acumulado de chuva, com 72,8 mm. As localidades do Retiro (65,6 mm) e Bom Juá (64,6 mm) vêm logo em seguida. Até as 08h20, a Codesal registrou 11 solicitações de emergência, sendo cinco relativas a deslizamentos de terra.

De acordo com o chefe da pasta, Sosthenes Macêdo, a cidade enfrentará chuva ininterruptamente até o dia 29 de abril. “O que nos chama a atenção é de que entre hoje, quinta-feira, e sexta, nós teremos chuvas ainda mais fortes, levando aí até o próximo domingo com chuvas intensas”, disse.

Operação durante a pandemia

Considerado serviço essencial durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Codesal segue atuando 24 horas por dia, sete dias da semana. O órgão está focado na Operação Chuva, que vai de abril a junho.

Para isso, foram adotadas medidas de prevenção, conforme explicou Sosthenes à reportagem. Ao entrar e sair da sede do órgão, na Avenida Bonocô, os agentes passam por higienização.

“Instalamos pias nas áreas externas do órgão. Temos vários dispenser de álcool em gel. E, aqueles que chegam ao órgão para fazer algum atendimento, também nós fornecemos a máscara, mesmo que descartável, para que façamos nossa parte no afastamento desse risco para todos nós”, informou.

Ele aproveitou para fazer um pedido à população, sobre os chamados de emergência feitos por meio do Disque 199, para que sejam feitos somente em casos de risco.

“Possíveis escorregamentos de terra, rachadura ou fissuras nas edificações, é necessário fazer o contato com a Codesal para que um profissional habilitado pelo órgão – seja engenheiro, arquiteto, algum técnico nosso – possa ir à campo realizar a vistoria e afastar o risco da vida da pessoa”, ressaltou Sosthenes.

Fonte: bahia.ba