Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Salvador volta a testar ônibus elétrico neste mês

A prefeitura pretende decidir em até 30 dias se vai aderir ao novo modelo de transporte público

02/09/2021 14h46

Foto:  Arisson Marinho - CORREIO 

O ônibus elétrico entrou em fase de teste novamente em Salvador e a prefeitura pretende decidir em até 30 dias se vai aderir ao novo modelo de transporte público. Nesta quinta-feira (2), o veículo foi apresentado como uma solução sustentável para os problemas do meio ambiente e econômicos que envolvem o setor. Ele vai começa a operar o dia 14 de setembro.

O ônibus elétrico foi testado pela primeira vez em Salvador em julho de 2019. Na época, o veículo operou em quatros linhas: Estação Pirajá/Ribeira, Pirajá/Barra, Pirajá/Pituba e Paripe/Aeroporto, uma por semana. Desta vez, o itinerário ainda não está definido, mas será escolhida uma linha que faça o caminho similar ao do BRT.

O prefeito Bruno Reis disse que vai se reunir com representantes das empresas de ônibus da cidade para discutir a viabilidade do veículo elétrico, mas adiantou que são necessários seis meses para que cada modelo fique pronto e que, por isso, a decisão deve ser tomada em até 30 dias.

“Vamos testar esse ônibus durante esse mês e nos próximos 30 dias vamos tomar uma decisão em relação a aquisição dos veículos, porque um ônibus desse leva, em média, seis meses para ficar pronto e nossa expectativa é para colocar ele para rodar em fevereiro do ano que vem, com a inauguração do BRT”, afirmou.

O gestor destacou a crise pela qual o setor de transporte vem passando atualmente, no país inteiro, e acredita que o ônibus elétrico pode ajudar a diminuir os custos. “Nós sabemos, isso é público, que o sistema de transporte público no Brasil está falido. E a situação se agravou por conta da pandemia. O ônibus elétrico tem um investimento mais elevado que o ônibus convencional, porém ele tem manutenção e custeio inferior”, disse.

O veículo tem capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados. Ele é 100% elétrico e não emite qualquer tipo de poluição. São dois motores, um em cada roda, freio ABS, potência de 400cv. O ônibus roda 250 km com a bateria completa - para ser inteiramente recarregada é preciso 4 horas. O carregamento é feito em uma central de abastecimento instalada nas garagens.

Vantagens

O secretário municipal de Mobilidade, Fabrízzio Muller, disse que os primeiros testes, realizados em 2019, estavam voltados para outras regiões da cidade, e que a ação de 2021 está focada no uso desses ônibus no BRT. Ele destacou outras vantagens do modelo, contou que além de não ser poluente e ter ar-condicionado, o ônibus elétrico tem menos trepidação, é mais silencioso e mais confortável.

“Inserir eletromobilidade no transporte público da cidade é um desejo da prefeitura. Ela oferece mais conforto e mais sustentabilidade ao sistema. Um ônibus desse, em um ano, corresponde ao plantio de 850 árvores. Então, esse é o nosso desejo, que o BRT inicie a sua operação contendo veículos elétricos. Esse é o primeiro passo”, disse.

Fonte: CORREIO