22/03/2025 11h34
Foto: Divulgação
O governo de Santa Catarina está planejando um investimento bilionário na infraestrutura ferroviária do estado.
De acordo com a edição de 2025 da Agenda para a Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o custo estimado para a construção de um ramal ferroviário entre Itapoá e Joinville pode chegar a R$ 2 bilhões.
A iniciativa visa melhorar a conexão entre o Porto de Itapoá e a malha ferroviária nacional, fortalecendo o escoamento de cargas e otimizando a logística regional.
Expansão ferroviária para conectar portos e otimizar transporte
O novo ramal ferroviário terá uma extensão de 110 km e poderá ser um divisor de águas para o desenvolvimento do setor logístico de Santa Catarina.
A proposta não apenas viabiliza a interligação com a malha ferroviária nacional, mas também pode ser expandida para alcançar o complexo portuário de Itajaí e Navegantes, caso seja construída uma extensão de 62 km entre Araquari e os portos da região.
Esse trecho já está em fase final de elaboração do projeto executivo, contratado pelo governo do estado, mas ainda não possui uma fonte de recursos definida.
Caso o ramal ferroviário seja implementado, o transporte de cargas pesadas poderá ser significativamente otimizado, reduzindo a dependência do modal rodoviário e minimizando custos logísticos para indústrias e exportadores.
A infraestrutura ferroviária também contribui para a sustentabilidade do transporte de cargas, diminuindo a emissão de poluentes e reduzindo o fluxo de caminhões nas rodovias.
Porto Itapoá solicita concessão ferroviária à ANTT
O Porto de Itapoá, um dos maiores terminais portuários do Brasil, entrou com dois pedidos de outorga junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para construção e exploração de ferrovias na região.
Os requerimentos incluem um ramal ligando Itapoá a Araquari, ao lado de Joinville, e outro entre Itapoá e Morretes (PR), com 83 km de extensão.
Se a ANTT aprovar a solicitação, serão necessários novos estudos para viabilizar a implantação das ferrovias e definir fontes de financiamento para os projetos.
Além disso, a construção dependerá de parcerias entre o setor público e privado, além de possíveis investimentos federais.
Governo de SC quer inclusão da ferrovia no Novo PAC
Paralelamente aos pedidos de concessão do Porto Itapoá, o governo catarinense solicitou ao governo federal a inclusão dos estudos da ferrovia no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Caso a proposta seja aceita, o projeto poderá receber investimentos diretos da União, facilitando sua viabilização e execução.
A ampliação da malha ferroviária é considerada fundamental para o desenvolvimento econômico do estado, pois permitirá um escoamento mais eficiente da produção agrícola, industrial e portuária.
Atualmente, Santa Catarina depende fortemente do transporte rodoviário, o que gera altos custos logísticos e gargalos em infraestrutura.
O impacto econômico da nova ferrovia
Segundo especialistas em infraestrutura, o investimento em ferrovias é essencial para a competitividade do Brasil no comércio exterior.
Países como Estados Unidos e China já possuem redes ferroviárias robustas, garantindo eficiência na logística de transporte.
No Brasil, iniciativas como essa podem ajudar a reduzir o chamado “Custo Brasil”, tornando os produtos nacionais mais competitivos no mercado global.
Além disso, a construção da ferrovia entre Itapoá e Joinville pode gerar milhares de empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local e beneficiando diversos setores da indústria e do comércio.
A expectativa agora é de que o projeto avance nas fases de análise e captação de recursos.
Caso aprovado, Santa Catarina poderá contar com uma infraestrutura ferroviária moderna e estratégica para atender a crescente demanda do setor logístico, consolidando-se como um dos principais polos de transporte de cargas do país.