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Transporte Terrestre

Santa Catarina planeja investir R$ 2 bi para construir ferrovia

O ramal ferroviário será entre Itapoá e Joinville com mais de 100 km

22/03/2025 11h34

Foto: Divulgação

O governo de Santa Catarina está planejando um investimento bilionário na infraestrutura ferroviária do estado.

De acordo com a edição de 2025 da Agenda para a Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o custo estimado para a construção de um ramal ferroviário entre Itapoá e Joinville pode chegar a R$ 2 bilhões.

A iniciativa visa melhorar a conexão entre o Porto de Itapoá e a malha ferroviária nacional, fortalecendo o escoamento de cargas e otimizando a logística regional.

Expansão ferroviária para conectar portos e otimizar transporte

O novo ramal ferroviário terá uma extensão de 110 km e poderá ser um divisor de águas para o desenvolvimento do setor logístico de Santa Catarina.

A proposta não apenas viabiliza a interligação com a malha ferroviária nacional, mas também pode ser expandida para alcançar o complexo portuário de Itajaí e Navegantes, caso seja construída uma extensão de 62 km entre Araquari e os portos da região.

Esse trecho já está em fase final de elaboração do projeto executivo, contratado pelo governo do estado, mas ainda não possui uma fonte de recursos definida.

Caso o ramal ferroviário seja implementado, o  transporte de cargas pesadas poderá ser significativamente otimizado, reduzindo a dependência do modal rodoviário e minimizando custos logísticos para indústrias e exportadores.

A infraestrutura ferroviária também contribui para a sustentabilidade do transporte de cargas, diminuindo a emissão de poluentes e reduzindo o fluxo de caminhões nas rodovias.

Porto Itapoá solicita concessão ferroviária à ANTT

O Porto de Itapoá, um dos maiores terminais portuários do Brasil, entrou com dois pedidos de outorga junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para construção e exploração de ferrovias na região.

Os requerimentos incluem um ramal ligando Itapoá a Araquari, ao lado de Joinville, e outro entre Itapoá e Morretes (PR), com 83 km de extensão.

Se a ANTT aprovar a solicitação, serão necessários novos estudos para viabilizar a implantação das ferrovias e definir fontes de financiamento para os projetos.

Além disso, a construção dependerá de parcerias entre o setor público e privado, além de possíveis investimentos federais.

Governo de SC quer inclusão da ferrovia no Novo PAC

Paralelamente aos pedidos de concessão do Porto Itapoá, o governo catarinense solicitou ao governo federal a inclusão dos estudos da ferrovia no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Caso a proposta seja aceita, o projeto poderá receber investimentos diretos da União, facilitando sua viabilização e execução.

A ampliação da malha ferroviária é considerada fundamental para o desenvolvimento econômico do estado, pois permitirá um escoamento mais eficiente da produção agrícola, industrial e portuária.

Atualmente, Santa Catarina depende fortemente do transporte rodoviário, o que gera altos custos logísticos e gargalos em infraestrutura.

O impacto econômico da nova ferrovia

Segundo especialistas em infraestrutura, o investimento em ferrovias é essencial para a competitividade do Brasil no comércio exterior.

Países como Estados Unidos e China já possuem redes ferroviárias robustas, garantindo eficiência na logística de transporte.

No Brasil, iniciativas como essa podem ajudar a reduzir o chamado “Custo Brasil”, tornando os produtos nacionais mais competitivos no mercado global.

Além disso, a construção da ferrovia entre Itapoá e Joinville pode gerar milhares de empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local e beneficiando diversos setores da indústria e do comércio.

A expectativa agora é de que o projeto avance nas fases de análise e captação de recursos.

Caso aprovado, Santa Catarina poderá contar com uma infraestrutura ferroviária moderna e estratégica para atender a crescente demanda do setor logístico, consolidando-se como um dos principais polos de transporte de cargas do país.