Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Santa Catarina tem dois portos entre os três primeiros do Brasil

Este resultado é devido a movimentação de cargas conteinerizadas no primeiro quadrimestre de 2023, segundo a Antaq

20/06/2023 11h02

Foto: Porto de Navegantes (Portonave) - Divulgação

O desempenho dos portos catarinenses no primeiro quadrimestre de 2023 confirmou o potencial logístico do estado. Segundo dados registrados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Santa Catarina tem dois portos entre os três primeiros do país na movimentação de cargas conteinerizadas: Porto de Navegantes (Portonave) e Porto Itapoá.

A Portonave tem a segunda maior movimentação de cargas no primeiro quadrimestre deste ano com 4.751.038 toneladas. O Porto Itapoá figura em terceiro lugar com a marca de 3.411.669 toneladas movimentadas. Até 2022 era o quinto colocado. A liderança segue sendo do Porto de Santos com 10.351.619 toneladas.

“Reconhecemos o trabalho que os portos vêm fazendo e seguimos apoiando institucionalmente de todas as formas possíveis”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins.

Além do destaque nacional na movimentação total de cargas conteinerizadas, a Portonave segue liderando a Região Sul.

“Fechamos o primeiro quadrimestre de 2023 representando 63% de participação de mercado em Santa Catarina. O excelente desempenho é um reflexo da soma dos esforços dos nossos profissionais, infraestrutura adequada e constantes investimentos em tecnologia, que nos possibilita apresentar a melhor produtividade do Brasil”, ressalta o diretor-superintendente Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.

Foto: Divulgação

Para o Porto Itapoá, o resultado chega em um momento de comemoração de 12 anos de atividades, completados neste mês de junho.

“Figurar entre os três maiores portos do Brasil neste período é uma sinalização da força e confiança de Santa Catarina que Itapoá consegue simbolizar com eficiência operacional, inovação e sustentabilidade. Nessa mesma linha estamos neste momento investindo cerca de R$ 800 milhões na ampliação de nossa capacidade operacional. Ao todo o Porto Itapoá já investiu R$ 3 bilhões desde o início das operações”, lembra o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner.