28/04/2021 11h42
Foto: Santos Brasil - Divulgação
A Santos Brasil, referência em operações logísticas e portuárias, sabe que inovação e transformação digital são vetores que asseguram o crescimento de seus negócios e a vantagem competitiva de seus ativos. Em razão disso e sintonizada com a tendência de trabalho remoto e processamento de dados em alta velocidade, evoluiu para uma plataforma de gestão totalmente alocada em ambiente de nuvem, adotando a última geração do software de gestão do SAP (S/4 HANA).
O SAP S/4 HANA é a quarta geração de um conjunto de aplicativos divididos em módulos e responsáveis pela gestão das áreas contábil, de suprimentos, almoxarifado e financeira da empresa. Com ERP (sigla para Enterprise Resource Planning) e um software integrado de gestão empresarial, a plataforma reúne numa única solução, todas as informações gerenciais dos setores da empresa em ambiente cloud. Como utiliza um banco de dados in-memory, a velocidade é uma de suas vantagens mais marcantes, já que grandes volumes de dados podem ser processados em tempo real. Algo que demandaria dias, agora leva segundos.
"Um de nossos focos é acelerar a digitalização de nossas atividades, simplificando processos e expandido a nossa capacidade de processamento e análise avançada de dados. Num mercado dinâmico como o nosso, em constante evolução, temos que transformar dados em inteligência, com baixíssima latência, para melhor suportar as nossas tomadas de decisão. Isso passa por tirar o máximo proveito da tecnologia disponível e, como efeito colateral positivo, ainda reduzimos custos gerenciais e de infraestrutura de TI", destaca Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil.
Antes da mudança, era necessária uma sala constantemente refrigerada onde ficavam servidores e geradores e o monitoramento para garantir o bom funcionamento desses equipamentos e a segurança dos dados ali armazenados tinha de ser constante. Com a nova plataforma, como o funcionamento acontece integralmente no ambiente Cloud AWS, a companhia passou a economizar também na estrutura física, reduzindo gastos com máquinas e energia elétrica.
Além de reduzir custos administrativos e de TI, além de ganhar em eficiência e agilidade, com a implementação da nova plataforma, a empresa passa a ter mais flexibilidade para atuar no ambiente virtual: há a possibilidade do crescimento do ambiente de acordo com a necessidade percebida; mais disponibilidade, ou seja, em caso que um problema grave, o serviço garante a redundância de dados em diferentes servidores; e maior agilidade na criação de ambientes para realização de testes e backups.
Os benefícios da nova plataforma trazem vantagens não só para as áreas de TI, faturamento, contas a pagar e receber, suprimentos, almoxarifado, planejamento e custos, contabilidade e fiscal. A criação de serviços dentro dela podem ser acessados por qualquer parceiro de negócio da empresa, sejam eles clientes ou fornecedores, uma vez que está hospedado em ambiente Cloud.
Para minimizar interferências e garantir a mesma qualidade do serviço prestado pela Santos Brasil, o projeto de migração visou manter todas as funcionalidades utilizadas na versão anterior o que garantiu o menor impacto possível nas áreas de negócios.
Para Márcio José Cristiano, gerente executivo de finanças e suprimentos da Santos Brasil, a opção por migrar para a nova plataforma em meio a um cenário de crise como o da Covid-19 demonstra a determinação da empresa de estar sempre investindo para se manter sintonizada com o que há de mais eficiente no mercado e, assim, entregar mais competividade e excelência para seus cerca de 8 mil clientes.