21/09/2022 11h35
Foto: Divulgação
O Concais – Terminal de Cruzeiros do Porto de Santos -, já está preparado para receber os turistas que chegam de todo o país para embarcar atrás de diversão, tranquilidade e paisagens inesquecíveis. O início da temporada de cruzeiros 2022/2023 está previsto para o próximo dia 2 de novembro, com a chegada do MSC Fantasia, e promete ser a temporada mais longa dos últimos 10 anos. Serão seis meses de duração, 145 escalas e 99 dias de operação com navio atracado. O Costa Firenze será o último a deixar o País, em 16 de abril de 2023.
“Esta será uma temporada incrível e o Concais está preparado para receber os turistas e proporcionar ótimas experiências”, diz Sueli Martinez, diretora de operações do Concais. O terminal é o principal terminal de passageiros do país, responsável por 60% dos embarques realizados.
A expectativa é de que 440 mil passageiros embarquem no terminal. Dos 17 navios esperados, seis têm escalas regulares (navios de embarque e desembarque) e 11 são os chamados navios de longo curso, responsáveis por trazer à cidade 30 mil turistas estrangeiros em trânsito.
Dos seis navios regulares, quatro são da MSC (Seashore, Preziosa, Armonia e Fantasia); e dois da Costa (Firenze e Favolosa). O MSC Seashore e o Costa Firenze são inéditos por aqui. Além dos destinos já conhecidos e queridos dos passageiros, como Salvador, Rio de Janeiro, Ilha Grande e Ilhabela, essa temporada conta com o retorno glamouroso de destinos internacionais, como Argentina e Uruguai.
Impacto econômico positivo para o país
Segundo estimativas da Associação Brasileira de Navios Cruzeiros – braço nacional da Cruise Lines International Association (CLIA) – são mais de 780 mil pessoas nos navios de cruzeiros passando nos portos brasileiros. O impacto do turismo de cruzeiros para a economia do país é estimado em de R$ 3,8 bilhões.
Desse total, R$ 338 milhões serão gerados para Santos e região, com a oferta de 33 mil empregos no segmento. “São números extraordinários que os cruzeiros marítimos injetam na economia local, por ser o porto que mais embarca no Brasil, o que reforça a importância do Terminal Marítimo de Passageiros no Porto de Santos”, destaca Sueli Martinez.