Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Saúde deve receber 2,7 mi de doses do Butantan neste domingo (28)

Com a agravamento da Covid19, oito estados brasileiros impõem toque de recolher e DF decreta lockdown

28/02/2021 08h10

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde prepara mais uma entrega de doses de vacina contra a Covid-19 aos estados e Distrito Federal. Até este domingo (28), a pasta deve receber do Instituto Butantan mais 2,7 milhões de doses da Coronavac. O objetivo é evitar que as capitais fiquem novamente sem vacina e precisem interromper a campanha.

Assim que as doses chegarem ao Minsitério, elas serão divididas e distribuídas para todas as regiões do Brasil. A previsão é que isso ocorra na primeira semana de março.

Também está prevista para março a entrega de novas doses da vacina de Oxford, que está sendo desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz no Brasil. Com os insumos que chegaram da China, a previsão é que a Fiocruz consiga produzir 12,9 milhões de doses. Outras 4 milhões de doses prontas devem chegar da Índia.

Em relação ao consórcio Covax Facility, o Ministério da Saúde está tentando negociar o recebimento de 2,6 milhões de doses. Com isso, a previsão da pasta é que quase 20 milhões de doses da vacina de Oxford estejam disponíveis no Brasil no mês que vem. 

Toque de recolher e lockdown

Na semana em que o Brasil teve o dia mais letal da pandemia em 2021, com 1.541 mortes registradas na quinta-feira (26), oito estados estão sob toque de recolher. Paraná, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Amazonas e Rio Grande do Norte impuseram restrições noturnas de circulação de pessoas para frear o avanço da Covid-19.

O governo do Distrito Federal decretou lockdown na sexta (26), suspendendo todas as atividades comerciais e industriais por 14 dias. Além disso, quatro estados anunciaram outras medidas de restrição durante a noite.

O governador da Bahia, Rui Costa, decretou a suspensão de todas as atividades não essenciais em 90% dos municípios durante este fim de semana no estado.  O lockdown irá até às 5h da segunda (1º).

Santa Catarina suspendeu o funcionamento de atividades não essenciais das 23h deste sábado até as 6h da segunda-feira (1). Já o Rio Grande Do Sul ampliou o horário da sua suspensão de atividades para entre 20h e 5h, até o dia 7.

Por sua vez, Pernambuco proibiu qualquer atividade não essencial entre as 22h e 5h da manhã, a partir do sábado.

Em São Paulo, o governador João Doria determinou um “toque de restrição”, que tem como objetivo evitar eventos e aglomerações desnecessárias. Porém, a medida não determina suspensão de atividades não essenciais.

Além dos estados, pelo menos 18 cidades brasileiras declararam estar seguindo as determinações estaduais de toque de recolher ou decretaram suas próprias medidas. São elas: Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, João Pessoa, Manaus, Maringá, Dueré, Uberlândia, Viçosa, Porto Nacional e todas as cidades do Grande ABC, na região metropolitana de São Paulo.

Mesmo com o início da vacinação, a pandemia tem se agravado em diversos estados do país. O Brasil registra 10.461.767 casos e 253.066 mortes pelo coronavírus, ocupando o segundo lugar no ranking de mortes pela Covid-19 no mundo.

Diversos estados receberam novos lotes das vacinas CoronaVac e AstraZeneca durante a semana, e uma nova carga com insumos chegou no Rio de Janeiro. Até às 20h de sexta-feira (26), o Brasil já aplicou 8.296.232 doses das vacinas contra o coronavírus.