29/05/2025 08h51
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A Scania pretende investir R$ 2 bilhões no Brasil para iniciar a produção de veículos elétricos pesados, como caminhões e ônibus. A informação foi divulgada por, durante sua participação no podcast De Frente com CEO, da Exame. Segundo o executivo, os aportes fazem parte da estratégia de eletrificação da marca no mercado brasileiro, que considera o segmento de transporte pesado um dos pilares para a descarbonização da mobilidade.
De acordo com a entrevista, a montadora sueca vê o Brasil como um polo estratégico para a transição energética no setor automotivo, com destaque para o potencial de uso de energias renováveis, como a eletricidade de fonte solar e eólica. O projeto de eletrificação da Scania prevê a nacionalização de parte da produção de caminhões e ônibus elétricos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde a marca já mantém sua operação industrial.
Podgorski explicou que o montante será investido ao longo dos próximos anos, com foco inicial em infraestrutura de produção, desenvolvimento de fornecedores locais e capacitação técnica da equipe. “A transição energética é uma jornada. A eletrificação dos veículos pesados será um processo gradual, mas irreversível”, afirmou o CEO. Ele destacou ainda que o investimento visa posicionar o Brasil como uma base de exportação futura para veículos eletrificados da Scania.
A Scania já possui modelos elétricos em operação na Europa, como o caminhão 100% elétrico Scania 25P, voltado para distribuição urbana, e o Scania Citywide, ônibus elétrico com foco em transporte público. A expectativa é que essas tecnologias sirvam de base para os modelos que serão produzidos ou montados localmente no Brasil. No entanto, a empresa ainda não detalhou quais serão os primeiros veículos a sair da linha de montagem brasileira.
A entrevista também abordou o histórico de Podgorski na Scania, empresa onde atua há mais de 25 anos. Ele destacou o papel da liderança no avanço de pautas sustentáveis e afirmou que o compromisso da montadora com a eletrificação está alinhado às metas globais de redução de emissões de CO₂. Segundo ele, os investimentos também envolvem parcerias com clientes, operadores logísticos e fornecedores de energia para viabilizar a adoção em larga escala dos veículos elétricos pesados.
Além da eletrificação, o CEO comentou sobre o papel de outras tecnologias sustentáveis, como o biometano, que também deve fazer parte do portfólio de soluções da Scania no Brasil. “Não existe uma única resposta para a descarbonização. Teremos múltiplas soluções”, afirmou Podgorski durante a entrevista.
A previsão é que os primeiros resultados do investimento comecem a ser percebidos ainda na segunda metade da década, com testes de campo, homologações e possíveis pré-vendas de modelos elétricos. A Scania, que já atua com veículos movidos a gás natural e biometano no Brasil, aposta na eletrificação como próxima etapa de sua estratégia de longo prazo.
Fonte: Exame