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Transporte Terrestre

Scania já vendeu mais de 600 caminhões a gás no Brasil

Mais da metade dessa frota já está rodando e o restante será entregue ao longo de 2022

21/02/2022 13h24

Foto: Divulgação

Scania vendeu mais de 600 caminhões a gás no Brasil. Segundo a marca sueca, mais da metade dessa frota já está rodando e o restante será entregue ao longo de 2022. Conforme a fabricante, mais de 30 clientes compraram os modelos a gás. Primeira a avaliar o caminhão a gás da Scania no País, em 2019, a Morada Logística também é a pioneira na aquisição de veículos a gás liquefeito (GNL). A transportadora adquiriu cinco unidades.

Segundo o CEO da Morada Logística, André Leopoldo, os novos caminhões começam a rodar em breve em uma rota no interior do Estado de São Paulo. Vale lembrar que os caminhões a GNL têm autonomia de 1.200 km, o triplo da versão GNV, cuja média é de 400 km.

De acordo com a empresa, os novos caminhões são do modelo R 410 6x2. Eles vão puxar carretas com três eixos espaçados. A transportadora também tem caminhões elétricos. Fornecidos pela JAC Motors, esses modelos atuam em Campinas (SP) em operações de carga fracionada.

Novos Scania a diesel são até 20% mais econômicos

A Scania também celebra a melhoria da eficiência de seus caminhões a diesel. Nos últimos três anos, a marca promoveu melhorias e desenvolveu novas tecnologias. Segundo a empresa, a redução do consumo de diesel é de até 20%. No mesmo sentido, houve queda das emissões de poluentes.

Da nova geração, foram vendidos mais de 40 mil caminhões. Essa frota rodou cerca de 4,1 milhões de km. Esses modelos deixaram de queimar 200 milhões de litros de diesel, na comparação com a geração anterior.

A marca informa que melhorou seu atendimento de modo a ampliar a disponibilidade dos caminhões, investindo na combinação da oferta de planos de manutenção programada e sistemas de conectividade. Como resultado, a economia nos custos de reparos pode chegar a 25%.

De acordo com a empresa, as vendas do chamado Programa de Manutenção Scania (PMS) devem crescer 29% em 2022. A marca pretende abrir 15 pontos de atendimento no mesmo período. "Vamos seguir a jornada de evolução e chegar a quase 70 mil veículos conectados", diz o diretor comercial de serviços da Scania, Marcelo Montanha. Ele afirma que a participação de programas de manutenção nos veículos novos vai passar de 55% para 65%. Além disso, 70% serão planos flexíveis”, diz.

Expectativa é de crescimento de 9% do mercado em 2022

Em 2021, a Scania aumentou sua participação de mercado no Brasil em 4 pontos percentuais. Como resultado, passou de 8.690 caminhões vendidos em 2020 para 15.702 em 2021. Isso representa 23,6% de participação no segmento de pesados. Os modelos mais emplacados foram o R 450 6x2, com 6.418 unidades, e o R 540 6x4, com 3.512.

As estimativas da Scania em 2022 é que o mercado deverá crescer cerca de 9%. Se esse número se concretizar, serão vendidos em torno de 130 mil caminhões no Brasil. No caso dos ônibus, a marca informa que concorda com a previsão da Anfavea, a associação das montadoras. Como resultado, espera alta de 20% no mercado total.

O vice-presidente e diretor-geral de operações especiais da Scania, Fabio Souza, diz que em 2022 os principais desafios serão ligados à questões econômicas e políticas. O executivo acredita que os efeitos da pandemia sobre o setor serão menores neste ano.

Para Fábio Souza os problemas na cadeia de suprimentos vão continuar afetando a indústria, porém, há boas oportunidades no horizonte. Ele se refere à agricultura, que há tempos se descolou de questões políticas, bem como fatores externos. "Apesar de todos os problemas, o Brasil tem dinâmica própria. Alguns mercados, como o da agricultura, não são atingidos", diz.

Espera por caminhão pode chegar a sete meses

Segundo o diretor de vendas de soluções da Scania, Silvio Munhoz, a falta de componentes é um dos principais desafios para a Scania. "Estamos produzindo bem menos do que poderíamos. Todos falam muito dos semicondutores. Mas há outros gargalos e fornecedores nacionais sofrendo pela escassez da matéria-prima básica", afirma.

Como resultado, Silvio conta que a Scania não tem conseguido entregar as encomendas no tempo adequado. Dependendo do modelo, a previsão é de que as entregas só serão feitas a partir de outubro.

Em 2021, a Scania iniciou um novo ciclo de investimentos no Brasil que vai até 2024. De acordo com a empresa, parte do R$ 1,4 bilhão será utilizado na modernização da fábrica para produzir os caminhões P8 (Euro 6). Segundo Munhoz, a venda desses modelos deve começar em meados de outubro. Ou seja, no mesmo período da Fenatran - a Scania já confirmou participação.

Fonte: Estradão