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Transporte Terrestre

Seis consórcios disputam para construir a ponte de Porto Murtinho

A obra custará US$ 75 milhões ou mais de R$ 300 milhões

06/02/2020 15h40

Ponte de Alencastro, entre Paranaíba e Minas Gerais, será o modelo a ser seguido em Porto Murtinho. (Foto: Divulgação)

Seis consórcios estão interessados em construir a ponte que ligará Porto Murtinho (MS) ao município paraguaio de Carmelo Peralta, uma obra considerada fundamental para a concretização da Rota Bioceânica. De acordo com informações do Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Governo Federal do Paraguai já foram recebidas seis propostas para realização de estudos para elaboração do projeto da ponte. A obra custará US$ 75 milhões ou mais de R$ 300 milhões.

As propostas foram entregues em Assunção por seis consórcios, que devem obrigatoriamente ser formados por empresas brasileiras e paraguaias. Sendo, Consórcios Puente Bioceanico, Prointec, SUR, Binacional de Consultoras, ITCM e Puente Binacional PB.

O processo é de licitação pública internacional e binacional e inclui o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, projeto final de engenharia, cadastro e fiscalização para a construção da ponte sobre o rio Paraguai entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho e obras complementares.

As propostas foram recebidas e serão abertas e analisadas pela comissão organizadora composta pelo vice-ministro de Obras Públicas, Ignácio Gomez, Rodrigo Gimenez representando a unidade de contratação operacional, Fatima Paez, que presidente o ato e representando a direção de Assuntos Jurídicos, Mirna Orrego de Segovia da cidade de Carmello Peralta e Panfilo Benitez, representando a Itaipu Binacional.

Obra

A ponte será construída pelo Paraguai com recursos da empresa Itaipu Binacional. Nova licitação será lançada para execução da obra. A previsão do Ministério de Obras Públicas do Paraguai é de que os estudos sejam desenvolvidos em 2020 e que a construção da ponte seja iniciada em 2021, com término estimado para 2023.

Caberá também ao Dnit executar as obras de acesso à ponte, em Porto Murtinho, na BR-267/MS. Com a conclusão da ponte, a BR-267 vai passar a integrar o chamado corredor Bioceânico. A construção da ponte faz parte do projeto que une Brasil, Paraguai, Argentina e Chile na implantação do Corredor Rodoviário Bioceânico Porto Murtinho-Portos do Norte do Chile.

O titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), secretário Jaime Verruck destaca que este é mais um passo importante para que o projeto seja concretizado. “Nossa previsão é de que as obras da ponte comecem no início de 2021 e já percebemos atenção maior dos mercados asiáticos para a rota bioceânica”.