17/05/2021 08h50
Foto: Divulgação
A marca chinesa Foton lançará os caminhões semipesados da linha Auman no Brasil e as vendas devem começar em 2022. Pesou a favor da decisão o fato de que boa parte da rede da marca tem experiência nas vendas desse tipo de caminhão.
Vários concessionários da Foton eram distribuidores da Ford, que migraram para a marca chinesa depois da saída da Ford Caminhões do Brasil. O objetivo da linha Auman é preencher essa lacuna.
Para as tomadas de decisão, a Foton realizou discussões com a Abrafoton - Associação Brasileira dos Concessionários Foton Caminhões, visando planejamento da importação de novos modelos, bem como sua nacionalização.
A Foton trará duas opções de caminhões semipesados, que têm peso bruto total (PBT) de 17 e 25 toneladas. A linha Auman responde por boa parte de suas vendas na China.
A estratégia será igual a utilizada com os caminhões leves e médios Aumark: Começar com a importação e, de acordo com o resultado das vendas, iniciar a produção no Brasil. De acordo com a Foton, esses modelos têm PBT de 6, 9 e 11 toneladas.
“Nosso objetivo é sempre a nacionalização, porque nos livramos de fatores imprevisíveis, como variação cambial e problemas logísticos”, diz o diretor de vendas e de desenvolvimento de concessionárias da Foton, Ricardo Mendonça de Barros.
Atualmente a Foton produz no Brasil os caminhões leves Aumark de 3,5 toneladas. Os modelos são feitos por meio de uma parceria com a Gefco, em Guaíba (RS). A marca também passou a importar modelos de seis, nove e 11 toneladas da família Citytruck.
Barros informou que a partir do ano que vem, a empresa aumentará a produção de caminhões no Brasil. “É praticamente certo que esses modelos serão montados no país”, destaca. Isso é resultado do aquecimento das vendas de caminhões no Brasil. A alta no volume de emplacamentos neste ano é de 35% em relação aos números de 2020.
Segundo Barros, a Foton projeta um crescimento de mais de 100% nas vendas totais ao longo de 2021. “Vamos acelerar a nacionalização de diversos modelos. Os atuais volumes do mercado brasileiro justificam a decisão”, afirma o executivo.
A marca também está ampliando sua distribuição. Atualmente, são 37 concessionárias no País, porém, a meta é encerrar 2021 com 46 pontos.
Barros salienta que há negociações avançadas com diversos grupos interessados. “A Foton está em seu melhor momento no País. Temos produtos modernos e uma rede altamente profissional e motivada.”