02/09/2024 13h28
Foto: Jefferson Peixoto - Secom - PMS
Divulgação de informações, visibilidade e uma atenção aprofundada para o cuidado com a saúde mental, essencial para manter qualidade de vida. Estes são os pilares da campanha do Setembro Amarelo. Em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou uma programação centrada em alertar e conscientizar a população sobre a importância do tema.
As atividades estão programadas nas unidades e equipamentos de saúde mental, envolvendo usuários, familiares e também os profissionais que atuam na rede de Atenção Primária. A programação também envolve caminhadas e outras atividades extramuros ao longo de todo o mês.
Através da Rede de Atenção Psicossocial no município, o suporte aos pacientes ocorre o ano inteiro. Para ter acesso ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa para acompanhamento preventivo, uma vez que a atenção primária é a porta de entrada prioritária do SUS, ou ir diretamente a um Caps.
A rede municipal conta com 20 Caps e três Centros de Saúde Mental (ambulatório especializado). Para casos de emergências, Salvador possui um Pronto-Atendimento Psiquiátrico, que funciona 24h no 5° Centro de Saúde Clementino Fraga, no Vale dos Barris, e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com atendimento psiquiátrico 24h: Santo Antônio/Cidade Baixa e Valéria.
Após alta do atendimento de emergência, considerando a demanda de continuidade no atendimento assistencial, a pessoa pode ser encaminhada ao Caps mais próximo de onde reside.