Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Setor aéreo movimenta mais de 3,5 mi de pessoas neste feriadão

Aquecimento do setor bate recorde e supera em 29,6% o feriado de Nossa Senhora Aparecida

02/11/2023 08h24

Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil

Os aeroportos do Brasil estão movimentados neste feriado do Dia de Finados, 2 de novembro, quando mais de 3,5 milhões de passageiros cruzam o país rumo aos mais variados destinos. Os números apontam um crescimento de 29,6% em relação ao feriado anterior. As informações foram divulgadas pelo Ministério do Turismo, com base em dados das administradoras dos terminais aéreos nacionais.

O fluxo intenso nos aeroportos reflete o aquecimento da economia e a maior contribuição do turismo para impulsionar o crescimento do país. O ministro do Turismo, Celso Sabino, fala que a expectativa é que neste final de ano os números do setor sejam ainda mais positivos. "Com os feriados de novembro e as festas de fim de ano, a movimentação turística no país tende a ser maior. Essas datas abrem oportunidades para atrair visitantes e contribuir com a economia brasileira”, afirmou.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, prevê a circulação de 690 mil passageiros durante o feriado prolongado, entre os dias 1º e 6 de novembro de 2023. Outro terminal que estará movimentado será o de Viracopos, em Campinas (SP), onde deve passar aproximadamente 246 mil viajantes.

Já os locais administrados pela CCR nas regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte deverão atrair cerca de 230 mil turistas. O maior número deverá ser registrado em Curitiba, onde são esperadas 70 mil pessoas neste período. Na sequência, aparecem Goiânia, com previsão de 40 mil embarques e desembarques, e Foz do Iguaçu, com expectativa de 28 mil viajantes.

Os 17 aeroportos operados pela Infraero devem receber 190,4 mil passageiros durante o período entre a véspera e o retorno do feriadão. Estão previstos 1.728 voos no período, entre pousos e decolagens.

Entre os destinos mais procurados estão cidades do Nordeste, como Salvador, João Pessoa, Recife, Porto Seguro, Natal e Fortaleza, além do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Foz do Iguaçu, Vitória e cidades do interior de São Paulo.

Dicas

Para não correr o risco de perder o voo, a recomendação é chegar ao aeroporto com antecedência de pelo menos, duas horas antes do horário de partida do avião. Isso ajuda a evitar contratempos, como filas demoradas no check-in e no controle de segurança, permitindo que o passageiro embarque de maneira mais tranquila.

Sempre que possível, não esqueça de fazer o check-in online. Muitas companhias aéreas oferecem essa facilidade, o que não apenas economiza tempo no aeroporto, mas também proporciona maior comodidade aos viajantes.